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quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Teste: Scooter Dafra Smart 125 - Assim fica fácil

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Termina mais um dia de trabalho... Coloco meu equipamento, subo no scooter, aciono a partida e sigo para casa sem ter que trocar marchas. Fácil, não é? Mas nem sempre foi assim. Dez anos atrás a maioria dos scooters era equipado com pequenos e mimosos motores dois tempos, até que em 2006 a Suzuki trouxe o Burgman 125 e começou a chamar atenção do brasileiro para este veículo charmoso e prático.
Para gente que vive e trabalha no mundo de duas rodas o expediente não termina, ele sempre recomeça. E ao acionar a chave de ignição do Smart 125, modelo trazido pela brasileira Dafra em parceria com a chinesa Haojue (empresa que fabrica também o Burgman), é impossível deixar de notar evoluções como o sistema antifurto shut open e, ao girar a chave, o bzzzzzzz da bomba elétrica anunciando que a injeção eletrônica aguarda o seu comando para ligar o motor.
Aliás, a injeção eletrônica é o avanço que mais traz influências na dia-a-dia do consumidor, como não ter que acionar a partida várias vezes para acionar o motor, ou esperar que o motor esquente um pouco para poder sair, como acontece com a maioria das motos e scooter com motor carburado, sobretudo em dias frios.
E foi assim que aconteceu todos os dias que utilizei o Smart 125 para o meu trajeto diário. As vantagens da injeção eletrônica não se limitam à facilidade para ligar e sair com o scooter. A injeção eletrônica dispensa as manutenções freqüentes que o carburador exige. Quem já se meteu em desmontar uma série de peças para ter acesso ao carburador ou ter que conviver com problemas como dificuldade para ligar, falhas e alto consumo até conseguir tempo para visitar uma oficina e, às vezes, ter que deixar o scooter por um dia para ajustes e regulagens sabe da importância dos benefícios da injeção. 

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À esquerda o painel completo, à direita o sistema de segurança Shut Open

Na ponta do lápis
Lembro-me de alguns scooters 125 ainda carburados que apresentaram o consumo de 25 km/litro no trajeto de casa até o trabalho, que dá exatamente 20 km. Ou seja, com apenas um litro de combustível eu conseguia vir para o trabalho e ainda sobrava um pouco para a volta. Como a forma de pilotagem influencia diretamente no consumo procurei pilotar o Smart da forma mais natural possível, saindo do farol sempre à frente dos carros, mas ficando atrás dos motociclistas mais apressados. Parei para abastecer e me surpreendi com o consumo de 35 km/litro. Antes achava o tanque de 6,9 litros do Smart pequeno, entretanto, com este consumo é possível rodar até 240 km sem abastecer.

Fonte: duasrodasonline.com.br

Desafio Subidão do Pico acontece em novembro em Mairiporã-SP

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Você já viu de perto uma competição de subida de morro? Pois este é a sua chance. O Desafio Subidão do Pico é uma prova de extrema dificuldade onde os pilotos terão que encarar o Morro do Urubu, que já fez parte do enduro das montanhas. A prova acontecerá dia 21/11 em Mairiporã (SP) e os visitantes poderão acompanhar de perto, como nas provas que acontecem na Europa. Mais informações acessem www.waypointenduros.com.br.
 Fonte: duasrodasonline.com.br

Virada Esportiva 2010 é neste fim de semana





Neste fim de semana, dias 20 e 21 de novembro, a cidade de São Paulo receberá a Virada Esportiva 2010, quarta edição do evento com 36 horas de atividades esportivas ininterruptas em diversos pontos da cidade, com objetivo de incentivar a prática de esportes no município.

Criado em 2007, a Virada Esportiva segue o mesmo conceito da Virada Cultural e já faz parte do calendário anual de eventos da Cidade de São Paulo. Sendo uma oportunidade para os paulistanos e visitantes do município, conhecerem melhor algumas modalidades esportivas e, aproveitando, para conhecer os quatros cantos da Cidade de São Paulo.

O evento Virada Esportiva, promovido da Prefeitura Municipal da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de  Esportes, Lazer e Recreação, em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris), consiste na realização de diversas atividades esportivas, recreativas, de lazer e cultura, no município, em locais públicos e privados, agregando o conceito de “Cidade Saudável”, dentro da proposta “São Paulo: a Capital Brasileira do Esporte”.

O Vale do Anhangabaú será o palco dos esportes radicais, como tirolesa, rapel, parede de alpinismo, surf mecânico, tobogão e simulador de asa delta, além dos jogos boêmios, como o truco e o dardo.

O público amante das duas rodas também terá seu espaço no Vale do Anhangabaú. Quem comparecer à Arena Duas Rodas poderá conhecer de perto os melhores pilotos do Motocross Free Style, ficar por dentro da modalidade Moto Trial e ainda conferir show de Moto Wheeling. As atrações de moto vão das 8 horas da manhã até as 17 horas no sábado e no domingo. Além da Arena Duas Rodas, os apaixonados por terra poderão conferir o Motocross na pista MX Park Motocross, na Rua Professor Hasegawa, 420, em Itaquera.

A Virada Esportiva 2010 é uma realização da Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Paulo e os eventos são organizados pela Liga de Esportes Radicais. Todos os eventos são gratuitos e abertos à todas as idades.


Fonte: moto.com.br

Vem aí o 3º FULLPOWER Fest





Anote aí em sua agenda mais um evento que você não pode perder, o 3º FULLPOWER Fest. Nos dias 20 e 21 de novembro, diversos carros equipados e outras atrações acontecem no Centro de Exposições Imigrantes, localizado na Zona Sul de São Paulo (SP). Fique de olho em nosso site, pois em breve saberá mais sobre preço dos ingressos, vendas antecipadas e todas as atrações. E, claro, promoções via twitter para concorrer a sua entrada. Aguarde!
3º  FULLPOWER FestDias 20 e 21 de novembro
Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo
Sàbado: das 10h às 20h. Domingo: 10h às 18h
Estacionamento no local

OBS: PARA OS APAIXONADOS POR MOTOCICLETAS TERA APRESENTAÇÂO DE WHEELING

Yamaha TTR 230 2011

Lançada em 2007 e aperfeiçoada em 2009 (carenagem e farol), a TTR 230 chega às lojas em sua versão 2011, que traz novos grafismos iguais à de sua irmã que também é produzida em Manaus e comercializada nos Estados Unidos. Embora sejam produzidas na mesma fábrica, a TTR americana se diferencia da brasileira por não ser comercializada com o conjunto carenagem + farol.


TTR 230 2011
Nova Yamaha TTR-230 2011


Ficha técnica Yamaha TTR 230 2011
Comprimento total 2.065 mm
Largura total 800 mm
Altura total 1.180 mm
Altura do assento 870 mm
Distância entre eixos 1.385 mm
Altura mínima do solo -
Peso seco 107 Kg
Motor 4 tempos, OHC,
refrigerado a ar ,
2 válvulas
Quantidade de cilindros 1 cilindro
Cilindrada 223 cc
Diâmetro x curso 70,0 x 58,0 mm
Taxa de compressão 9,5:1
Potência máxima -
Torque máximo -
Sistema de partida Elétrica
Sistema de lubrificação Cárter úmido
Capacidade do óleo do motor -
Capacidade do tanque de combustível 8 litros
Alimentação Y26Px1
Sistema de ignição CDI
Transmissão primária Engrenagens
Transmissão secundária Corrente
Embreagem Multidisco banhado a óleo
Câmbio 6 velocidades, engrenamento constante
Quadro Semi-berço duplo
Pneu dianteiro 80/100 21 NHS
Pneu traseiro 100/100 18 NHS
Freio dianteiro Disco de 220mm
Freio traseiro Tambor de 130 mm
Suspensão dianteira Garfo telescópico
Suspensão traseira Monoamortecida com link
Curso da suspensão dianteira 240 mm
Curso da suspensão traseira 220 mm
Cores Azul

Viaje tranquilo



Antes de sair é importante fazer a manutenção preventiva de sua moto para não ter surpresas no caminho

Uma das poucas coisas que todos gostam de fazer é viajar, ainda mais quando sentimos o vento batendo no rosto. Mas para o passeio não virar um pesadelo é preciso verificar vários itens das motos. O programa Moto 100%, criado em 2008 pelo Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), reúne todas as entidades que representam o setor da reposição automotiva, como o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e visa conscientizar motoristas sobre a importância de cuidar do veículo preventivamente e recomenda a checagem dos seguintes itens:

- Filtros de ar, óleo e combustível: devem ser checados regularmente.

- Velas e cabos: sofrem desgaste com o uso e podem comprometer o desempenho do motor.

- Amortecedor: item de segurança que garante a estabilidade do veículo em curvas, deve ser trocado quando apresentar sinais de desgaste.

- Freios: verificar o estado do disco, lonas e pastilhas e fazer a troca de acordo com a recomendação do fabricante.

- Bateria: fazer a checagem para evitar panes inesperadas.

Vale reforçar ao motociclista que para fazer a revisão de sua moto é importante levá-la a um mecânico de confiança, e que já conheça o histórico do veículo.
Outra coisa importante a destacar é que motos que trafegam a maior parte do tempo em grandes centros urbanos em baixa velocidade apresentam maior desgaste em peças como embreagem e freios. Por outro lado, as que circulam grande parte do tempo em rodovias e percorrem longas distâncias sofrem maior desgaste em outras peças, como suspensão e pneus.

Fonte: motovrum.com.br

Impossível Jorge Lorenzo




O campeão do mundo venceu metade das corridas em 2010

Uma temporada totalmente impecável. Assim podemos definir o ano de 2010 do espanhol da Fiat – Yamaha Jorge Lorenzo. O piloto, que já tinha conquistado o título de campeão do mundo por antecipação, terminou a última prova da temporada no lugar mais alto do pódio depois de ultrapassar o australiano Casey Stoner, que está se despedindo da Ducati, a oito voltas do final.

A vitória teve um sabor especial para o espanhol, pois venceu em Valência, na Espanha, diante de um público eufórico com a nona conquista da temporada. Lorenzo venceu nada mais do que metade das corridas da temporada, e pulverizou o recorde de pontos conquistando em uma única edição, 383 no total.
Stoner assegurou a segunda colocação enquanto Valentino Rossi completou o pódio alcançando o terceiro lugar.

Despedida


Por falar em Valentino Rossi, essa foi a última temporada do multicampeão pela Fiat – Yamaha em mais de sete anos de sucesso, 46 vitórias e quatro títulos mundiais conquistados.
Ao parar a moto, na terceira colocação, o piloto agradeceu a equipe.

“Chegar ao pódio foi a minha maneira de agradecer a minha moto e a equipe que trabalhou comigo durante esses anos”. Dois dias depois da despedida Rossi já estava testando a Ducati Desmosedici pela primeira vez.

Stoner saiu da Ducati, mas também está de equipe nova, a Repsol – Honda. O australiano também permaneceu em Valência para testar o modelo da marca japonesa que servirá de exemplo para a próxima temporada. 

Fonte: motovrum.com.br

Mooca conta com loja especializada




K10 comemora boa atuação no mercado

Inaugurada no mês de março, a K10 Motos vem superando as expectativas em vendas de moto 0 km da Kawasaki, resultado que faz o gerente da loja, Rodrigo Francesco, comemorar muito. “Logo depois da inauguração, nós éramos a terceira loja que mais vendia Kawasaki em São Paulo. Hoje podemos dizer que somos a maior loja na cidade”.
Situada no tradicional bairro da Mooca, um dos vários redutos italianos da cidade, a K10 oferece também serviço de oficina para as motos compradas no local, com uma aparelhagem de dar inveja a muitas mecânicas espalhadas por aí. “Temos todo um centro técnico aqui, e vamos contar também com um dinamômetro e um diagnóstico feito por computador”, explica Francesco.
Com todo esse atendimento não fica difícil perceber qual é a filosofia de trabalho da loja. “Nós queremos que cada cliente se sinta único, não seja só mais um, por isso sempre buscamos atender cada um de forma exclusiva”, garante o gerente.
A loja também oferece diversos produtos e acessórios da linha Kawasaki, inclusive roupas oficiais da marca, mas cá entre nós, o que pega mesmo são as motos. “As que mais vendem são as Z 755, a Ninja 250 e a ER-6N. A Ninja tem um apelo muito grande pela carenagem, a ER-6N pela esportividade e agressividade, e a Z 750 pelo fato de ser uma naked”, conta Francesco.
Na compra das motos novas, a K10 aceita motos usadas como parte do pagamento. Contudo os modelos também são vendidos sem entrada e com parcelamento de até 60 vezes.

Serviço
K10 Motos
Avenida Paes de Barros, 2.935
Mooca – São Paulo/SP
Tel.: (11) 2066-2990

Aprilia RSV4 APCR Special Edition




Sem dúvida, trata-se de uma moto exclusiva. Equipada com um motor de 4 cilindros em V a 65º, um chassis digno de uma 250 de GP, sistema "ride by wire", multimapa de gestão do motor, controle de tração regulável e que se autocalibra conforme o tipo de pneu, sistema de câmbio eletrônico… Enfim, toda a tecnología que Aprilia aplicou na RSV4 com que Max Biaggi conquistou o título de Campeão do Mundo de SBK, agora à disposição de todo o mundo.

As principais novidades tecnológicas desta Aprilia RSV4 Factory APCR Special Editión incluem o Aprilia Control Traction (ATC), sistema de controle de aceleração, sistema de ajuda de partida ajustável em três níveis, sistema AQS de câmbio eletrônico e dois modos de visualização do painel (road ou race).

O motor, de 999,6 cc, desenvolve potência máxima de 180 hp com toque máximo de 150 kgf.m a 10.000 rpm. A suspensão dianteira está equipada com forquilha Öhlins Racing com bengalas de de 43 mm de diâmetro completamente reguláveis e a traseira, com um amortecedor Öhlins Racing também completamente regulável e um braço oscilante de aluminio. Os freios são da marca Brembo, com um disco de 320 mm de diâmetro e pinças de 4 pistões na delanteira e um disco de 220 mm de diâmetro e pinças de dois pistões na traseira.

Fonte: motoaction.com.br

Yamaha XVS 950 Midnight Star 2011

Foi apresentada a Midnight Star versão 2011. A grande mudança foi a substituição da cor vermelha pela cor azul.
Para 2011 estão disponíveis as cores preta e azul. A Midnight possui motor de dois cilindros em V que totalizam 950 centímetros cúbicos, é refrigerado a ar e alimentado por injeção eletrônica.
Ficha Técnica Yamaha XVS 950 Midnight Star
Comprimento total 2.435 mm
Largura total 1.000 mm
Altura total 1.080 mm
Altura do assento 675 mm
Distância entre eixos 1.685 mm
Altura mínima do solo 145 mm
Peso seco 261 Kg
Motor 4 tempos, OHC, 
refrigerado a ar, 8 válvulas
Quantidade de cilindros 2 cilindros
Cilindrada 950 cc
Diâmetro x curso 85,0 x 83,0 mm
Taxa de compressão 9,0:1
Potência máxima 53,6 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 7,83 kgf.m a 3.000 rpm
Sistema de partida Elétrica
Sistema de lubrificação Cárter úmido
Capacidade do óleo do motor 4 litros 
(contando filtro de óleo)
Capacidade do tanque de combustível 17 litros
Alimentação Injeção Eletrônica
Sistema de ignição TCI
Bateria 12V X 11,2 Ah
Transmissão primária Engrenagens
Transmissão secundária Correia Dentada
Embreagem Multidisco banhado a óleo
Câmbio 5 velocidades, engrenamento constante
Quadro Berço duplo
Ângulo de cáster -
Trail -
Pneu dianteiro 130/70-18 63H
Pneu traseiro 170/70B-16 75H
Freio dianteiro Disco de 320 mm de diâmetro
Freio traseiro Disco de 298 mm de diâmetro
Suspensão dianteira Garfo telescópico, mola e óleo
Suspensão traseira Braço oscilante, monoamortecedor
Curso da suspensão dianteira 135 mm
Curso da suspensão traseira 110 mm
Painel de Instrumentos Velocímetro análogo, seis luzes espia e uma janela da exposição multifuncional do LCD com; um hodômetro, dois trip, fuel trip e relógio
Cores Preta e Azul
Dispositivo para transporte de carga Modelo não especificado para transporte de carga
Fonte: Revista Mundo Moto/ Motokando

Salão Bike Show acontece de 13 a 16 de janeiro

1º Salão Bike Show será o maior evento de motocicletas já realizado no Rio de Janeiro
Acontece de 13 a 16 de janeiro de 2011 o 1º Salão Bike Show na cidade do Rio de Janeiro, no Rio Centro. Este evento, será o maior de motos que o Rio já viu, no maior centro de convenções da América Latina.
O Salão contará com a presença de várias empresas do setor que estarão lá para apresentar as suas maiores novidades ao público.
No Salão Bike Show, o público presente poderá aproveitar o ESPAÇO MOTO CULTURAL, reservado para palestras de direção defensiva, educação no transito, cursos em geral, além de vendas de livros, revistas, DVDs e CDs voltado para o motociclista. Além destas confirmações, o Riocentro fez uma parceria com a organização do Salão Bike Show e o estacionamento será GRÁTIS para motos, triciclos e carros durante todos os dias do evento.

O Salão Bike Show tem como principal objetivo que o expositor faça negócios e ao mesmo tempo o público conheça as novidades da indústria das duas rodas e se divirta enquanto visita o evento. O espaço reservado para o Salão tem mais de 18.000 m².

O pavilhão 1 será o centro de entretenimento, oferecendo diversas atrações e o pavilhão 2 será dedicado aos expositores de toda a cadeia produtiva dos setores de motociclismo e ciclismo. O Salão Bike Show é promovido pela empresa de marketing IndigoBrasil e tem como principais parceiros a Innova+(mídia), a Fulstanding (transitário) e a Octaplan responsável por montar os estandes do evento.

O Salão Bike Show é inédito, e está sendo organizado por empresas sérias com profissionais experientes, todos motociclistas, o que garantirá o sucesso do empreendimento, não devendo ser jamais comparado ás tentativas amadoras já ocorridas no passado. Maiores informações podem ser obtidas no site oficial do evento: www.salaobikeshow.com.br
Fonte: Mundo Moto/ motonline

Museu Rodas do Tempo















A cidade de Pirenópolis foi contemplada com mais um atrativo urbano, o Rodas do Tempo, uma coleção esplêndida de veículos de duas rodas, bicicletas e motos.
O acervo conta com dezenas de marcas e modelos, incluindo réplicas em madeira das prímeiras engenhocas bicíclicas, como o celefífero de 1791. Todo acervo está dividido em 5 salões que contam a evolução destas máquinas que engrenam paixões por séculos a fio: o primeiro conta a história da bicicleta, desde aquelas impulsionadas pelos próprios pés até as que possuiam pequenos motores nas rodas traseira; o segundo expõe os scooters: as saudosas Lambretas e Romisetas.
Depois visita-se o terceiro pavilhão, onde se encontram motocicletas européias e americanas anteriores a década de 1980. Já no quarto salão, temos as japonesas da década de 80, Honda, Yamaha e Suzuki.
E, por fim, no quinto salão, uma coleção de brinquedos, centrado em brinquedos de corda anteriores a década de 1980.
Esta iniciativa deu-se através de uma apaixonada relação entre Augusto César Pires e uma bicicleta motorizada Rabeneick de 1949 em Niterói, Rio de Janeiro, lá pela década de 60. Ficou encantado pela facilidade de transporte e pela tecnologia.
A partir daí, o amor nunca cessou. Mas Augusto César, professor de geologia da UNB, só veio desenvolver sua coleção quando mudou para Brasília na década de 1980. Lá consolidou uma das maiores coleções de veículos de duas rodas do Brasil, o Rodas do Tempo.

O acervo conta com elementos de 1920 a 1980, entre motos, bicicletas, scooters e brinquedos. Segundo Augusto César, a peça mais antiga data de 1925, uma Harley de 1200cc. Porém, a menina de seus olhos é outra Harley-Davidson, uma Panhead com sidecar de 1957, que ele iniciou sua restauração na sala de sua casa e demorou muitos anos para finalizar.
Tanto esta, como quase todas as outras, funcionam perfeitamente e são emplacadas e licenciadas. Outro destaque também são 3 Indians, representantes clásicos e raros que possui em seu acervo.
Optou, Augusto César, a transferir seu museu para Pirenópolis por achar mais adequado para a preservação e proteção de seu acervo; além de que, aqui em Pirenópolis, o museu poderá contribuir melhor e mais efetivamento para o enriquecimento cultural da sociedade, por se tratar de uma cidade turística, tombada como patrimônio cultural e com vocação preservacionista. De fato, Pirenópolis ganha, e muito, com este riquíssimo acervo que doravante fará parte do acervo turístico da cidade.
A visitação do museu ocorre regularmente de sexta a domingo e feriados das 10:00 às 20:00 horas, com taxa de R$ 10,00 para pessoas acima de 12 anos e de R$ 5,00 para crianças de 5 a 12 anos, abaixo de 5 anos não paga. Abre também especialmente as quartas-feiras pela manhã para grupos estudantis, com entrada franca, e na parte da tarde, para a população local a R$ 2,00 o ingresso.
Para mais informações visite www.rodasdotempo.com.br

1º cruzeiro BMW Motorrad 2010

Pela primeira vez, a BMW Motorrad Brasil organiza um cruzeiro temático para motociclistas e amantes das duas rodas.


O navio Gran Mistral, pertencente a Companhia Ibero Cruzeiros, receberá em novembro o primeiro cruzeiro BMW Motorrad reunindo motociclistas de todo país.

Promovido pela BMW Motorrad Brasil e idealizado por Urbano Ávila, profissional responsável pela área de Marketing da Empresa Das Artes, o evento terá diversas atividades relacionadas ao motociclismo, além de shows, entretenimentos, palestras, desfiles e etc.

Durante quatro dias e três noites, os participantes farão o roteiro: Santos – Búzios – Ilha Bela – Santos e viverão uma experiência inédita e inesquecível, respirando a emoção das duas rodas em alto mar.

O navio de alto luxo oferece a todos os tripulantes muito conforto. Equipado com diversas piscinas, boates, salas de ginástica, SPA, bares e restaurantes, o Gran Mistral dispõe de muitos itens de lazer e serviços personalizados que permanecem à disposição de seus tripulantes durante todo o cruzeiro.

A BMW Motorrad Brasil convida, através de seus concessionários, todos os amigos e clientes para este evento único e criado para os amantes das duas rodas.

Ficha Técnica do navio
Roteiro: Santos – Búzios – Ilha Bela – Santos
Dias 18, 19, 20 e 21/11/2010
Mini Cruzeiro – 4 dias / 3 noites
Grand Mistral
Passageiros:1700
Tripulantes:470
Cabines:624
Piscinas:3
Restaurantes:3
Fonte: Revista Mundo Moto / motonline