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domingo, 3 de abril de 2011

Estatísticas do DPVAT revelam média anual de 900 mortos nas estradas durante o carnaval

O balanço dos acidentes no carnaval 2011 nas rodovias federais apontou o maior número de vítimas fatais dos últimos anos.

Porém, considerando também as vias urbanas e municipais, o número pode ser ainda mais surpreendente. É o que alerta a Seguradora Líder DPVAT, que indeniza vítimas de trânsito por invalidez e morte e reembolsa despesas médico-hospitalares desse tipo de acidente. De 2006 a 2010, a Seguradora pagou mais de 4.470 indenizações por mortes no trânsito considerando os seis dias de carnaval, de sexta-feira a quarta-feira de cinzas, quando o movimento nas estradas e o consumo de álcool aumentam. “Esse é um problema muito sério, que requer uma profunda reflexão da sociedade brasileira e precisa estar na agenda do governo. É uma média de quase 900 mortes por ano no trânsito só no período de carnaval”, aponta Ricardo Xavier, Diretor Presidente da Seguradora Líder DPVAT.

A região que mais apresentou pagamento de indenização por morte foi o Sudeste, com 1.731 registros fatais nos carnavais de 2006 a 2010. Em seguida, a região Nordeste apresentou o maior número de óbitos, 1.287, seguida pelo Sul (717), Centro-Oeste (420) e Norte (309), considerando o mesmo período. Só em referência ao carnaval do ano passado, até então, foram pagas 320 indenizações por mortes no período. As estatísticas alarmantes podem ser ainda mais graves, já que o levantamento da Seguradora reflete apenas o número de indenizações por morte pagas até o momento, não contabilizando os pedidos de indenização que ainda não foram efetuados, o que pode ser feito em até três anos da data do acidente.

Além dos números de indenização por morte, a Seguradora Líder DPVAT também contabilizou os dados de pagamentos por invalidez e despesas médico-hospitalares no período. Nos últimos cinco anos, pelo menos 9.487 vítimas de acidentes de trânsito durante o carnaval ficaram inválidas e mais de 7.997 pessoas receberam reembolso por gastos hospitalares e com medicamentos. “A maior parte dos meios de transporte no Brasil transitam em rodovias. Por isso é tão importante o investimento em campanhas de educação no trânsito, que devem ser intensificadas antes de feriados prolongados e férias escolares”, afirma o Diretor Presidente da Seguradora Líder DPVAT, que no último ano destinou cerca de R$ 290 milhões ao DENATRAN para serem aplicadas em campanhas de conscientização.

Fonte: motonline

Ducati MTS Pikes Peak - Uma edição especial disponível em maio




A marca de Borgo Panigale lança uma série especial - a nova Multistrada 1200 S Pikes Peak Special Edition - para celebrar a vitória do piloto Greg Tracy na Subida Internacional a Pikes Peak 2010,  a emblemática prova norte-americana disputada no Colorado.

A Pikes Peak Special Edition tem como base uma Multistrada 1200 Sport, e se caracteriza por suas cores Ducati Corse, pelo filete vermelho nas rodas e por seus estribos e protetor de motor em negro anodizado. Além disso, a Pikes Peak Special Edition inclui um silencioso de escape Termignoni de carbono com homologação europeia, e muitas peças em fibra de carbono, como uma carenagem opaca, páralamas dianteiro, parte da carenagem frontal (os dutos de ar do airbox) e páralamas traseiro. O assento também foi personalizado com costuras vermelhas.

Além do lançamento desta versão especial, a Ducati anunciou oficialmente sua participação na edição 2011 da Pikes Peak - que será disputada em junho -, com os dois pilotos ganhadores da edição do ano passado, Greg Tracy e Alexander Smith. 

A Subida Internacional ao Pikes Peak, também conhecida como a “Corrida até as nuvens”, é disputada nas Montanhas Rochosas, 16 km a oeste de Colorado Springs. Seu traçado tortuoso, misto de areia e asfalto, começa na altura de 2.862 metros e finaliza a 4.300 metros. Realizada pela primeira vez em 1916, o evento está incluído no calendário da FIA com sete categorias para motocicletas desde 250 até 1.200 cc.

A Multistrada 1200 Pikes Peak Special Edition estará disponível no mercado europeu em maio de 2011, a um preço não revelado.

Fonte: motoaction

Burgman com motor de células de hidrogênio é homologado na Europa


Takashi Iwatsuki, responsável pelo Marketing da Suzuki Motor Corporation anunciou que o scooter Burgman Fuel-Cell -alimentado por hidrógeno-, cujo protótipo foi apresentado em outubro de 2009 na 41º edição do Tokyo Motor Show é o primeiro veículo com motor de célula de combustível homologado pela União Europeia.

A Suzuki e a empresa britânica Intelligent Energy, fabricante de baterias de combustível, tem trabalhado conjuntamente no desenvolvimento de um motor de célula de combustível para o Burgman Fuel-Cell. Testes com o scooter foram realizados em vias públicas sob a supervisão do Conselho Britânico de Estratégias Tecnológicas e colaboração da Universidad de Loughborough.

No conhecido scooter Burgman foi incorporado uma bateria de combustível refrigerada por ar, um tanque de hidrogênio e um motor elétrico situado na roda traseira.


Fonte: sobremotos

Honda estuda cinto de segurança para moto



Honda está trabalhando no desenvolviemnto de um cinto de segurança para moto.

Por meio da descoberta de um pedido de patente requerido pela Honda se vê que a fabricante japonesa tem a clara intenção de procurar agregar mais um item de segurança às suas motos.

No desenho se pode ver uma moto baseada no GoldWing onde o piloto e o garupa são presos ao assento por um cinto de segurança.

A ideia é aumentar a eficiência da ação dos air bags pela manutenção dos ocupantes em linha com os balões de contenção, reduzindo os riscos de lesões em acidentes.

O problema é que a companhia reconhece que em muitos acidentes é melhor que os ocupantes não fiquem presos à moto. Por conta disto, o novo sistema de cintos de segurança também é complementado por um sistema de assento ejetável. Quando um sensor repassa a um computador de controle que o acidente em curso deve ter os assentos ejetados, então os ocupantes não são mantidos presos à moto. A ideia é que os ocupantes mantenham-se fixados aos assentos para uma proteção extra durante a queda no asfalto.

Os estudos continuam e, quem sabe em alguns anos, teremos mais um mecanismo de proteção aos ocupantes de motos.

Fonte: sobremotos