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segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Estudos revelam: Andar de moto pode afectar audição

Quem gosta de conduzir uma moto conhece o prazer de andar numa estrada a 120km/h embalado pelo ruído do motor. Contudo, para além de fazer uma condução segura, os motociclistas devem ter em atenção o ruído que a sua moto faz, uma vez que lhe pode trazer problemas de audição.
Existem estudos recentes que revelam como o barulho produzido pelo motor de uma moto pode causar danos na saúde auditiva. O House Ear Institute (Instituto Casa do Ouvido), de Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, alerta para isso mesmo, dizendo que uma exposição prolongada a este tipo de ruído pode causar “Perda Auditiva induzida por Ruído”- PAIR- como acontece com trabalhadores de certos ramos da indústria.
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O ruído normal de uma moto situa-se acima dos 85 decibéis (dB) e qualquer ruído neste patamar pode causar danos na estrutura interna do ouvido. Além disso a PAIR é uma doença cumulativa e portanto mesmo que uma pessoa apenas se exponha ao ruído, acima dos 85 dB, por curtos espaços de tempo, os danos podem aumentar com o aumento do número de exposições.

Avalie a sua susceptibilidade ao ruído

Há, no entanto, indivíduos mais susceptíveis aos ruídos que outros e portanto será melhor avaliar a sua susceptibilidade junto de um otorrino para verificar se está ou não a colocar a sua saúde auditiva em risco. Um sintoma da perda de audição é por exemplo a palavra “salsicha”, tendo problemas auditivos a pessoa ouve mas não entende, porque os prejuízos na audição começam pelas frequências mais altas onde estão consoantes como o “s” e o “f”.

 
Também a idade pode afectar a condução de motos pela diminuição da visão e da audição, que são agravadas pelo ruído.

Solução:

A única maneira de evitar a perda auditiva é através da utilização de protectores auriculares que podem ser encontrados em lojas que vendem Equipamentos de Protecção Individual (EPI), ou em farmácias. Desta forma consegue reduzir o ruído da sua moto para um nível seguro e conduzir sem afectar a sua saúde!
O nosso conselho: CONDUZA A SUA MOTO EM SEGURANÇA E COM SAÚDE!

Fonte: motos125cc.org

Donos poderão recuperar motos apreendidas em ocupações no Rio

Veículos serão levados para o Pátio Legal em Deodoro, na Zona Oeste.
Polícia vai notificar proprietários, que também podem ir direto ao local.


Motos apreendidas 
Quase 300 motos foram apreendidas na Vila
Cruzeiro e no Alemão (Foto: Bernardo Tabak/G1)
Os proprietários de motocicletas roubadas que foram apreendidas durante as ocupações da polícia na Vila Cruzeiro e no conjunto de favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio, poderão recuperar seus veículos. Ao todo, foram quase 300 motocicletas apreendidas e levadas para o pátio da Polícia Civil.

Segundo o delegado da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), Márcio Mendonça , as motocicletas serão encaminhadas para o Pátio Legal, da Polícia Civil, em Deodoro, na Zona Oeste. O espaço é destinado a abrigar os veículos roubados ou furtados recuperados na Região Metropolitana do Rio.
“Muitas motos não têm seguro. As pessoas vão ter satisfação em receber a moto de volta”, disse Mendonça, em entrevista à Rádio CBN. Segundo ele,  os proprietários dos veículos apreendidos serão notificados e chamados para comparecer ao pátio para que reconheçam os veículos.
Ainda de acordo com o delegado, apesar das notificações, as pessoas devem se interessar por buscar informações no Pátio Legal: “o pátio é centralizado em Deodoro para facilitar as pessoas a terem uma informação correta”.
Ao todo, nas duas ocupações foram apreendidas cerca de 290 motos. De acordo com o delegado da DRFA, na Vila Cruzeiro, foram 200 motos e, no Alemão, outras 90. “Vamos recuperar o patrimônio das pessoas. Este número ainda vai subir muito. Vamos chegar a 500 veículos recuperados”, comentou.

Como fazer:
Os interessados em checar se sua moto foi encontrada e levada para o Pátio Legal devem ir ao local munidos dos documentos pessoais e do veículo. É importante também informar dados e características das motos pois, segundo Márcio Mendonça, muitas podem ter sido adulteradas.
Os proprietário podem se cadastrar ainda no site www.patiolegal.com.br, com informações sobre o veículo roubado.

Endereço: Avenida Duque de Caxias 334, Deodoro.
Telefone: 0800 707 2846

Fonte: g1.com

Yamaha apresentou a sua nova scooter 125cc na Europa


A Yamaha acabou de fazer o lançamento, na Europa, da sua nova scooter 125. Este modelo da Yamaha chama-se BW’s 125 e estará disponível para venda já a partir do próximo mês de Abril. Vem reforçar a linha BW’s Next Generation de 50cc, que era, até à data, a única versão comercializada deste modelo de scooter. O preço de venda sugerido é de 2.799 euros. A Scooter Yamaha BW’s 125 terá duas cores opcionais: preto e branco.
scooter Yamaha bws 125

Ficha Técnica da Scooter Yamaha BW 125:

Motor: 4 tempos, SOHC, 4 válvulas, monocilíndrico
Diâmetro x curso: 52,4 x 57,9 mm
Taxa de compressão: 10,0:1
Alimentação: injeção eletrônica
Ignição: ECU
Partida: elétrica
Transmissão: CVT
Tanque de combustível: 6,0 litros
Suspensão dianteira: Garfo telescópico de 78 mm de curso
Suspensão traseira: mono-amortecida
Freio dianteiro: disco de 220 mm
Freio traseiro: tambor
Pneu dianteiro: 120/70-12 51L
Pneu traseiro: 130/70-12 56L
Comprimento: 1.910 mm
Largura: 720 mm
Altura: 1.110 mm
Altura do assento: 780 mm
Peso (em ordem de marcha): 121 Kg

125 Yamaha BW 

visite o site oficial da Yamaha em Portugal: www.yamaha-motor.pt/

Fonte: motos125cc.org

Alarmes para motos YBR 125 e Fazer 250

Os novos dispositivos DuoBlock PX vêm equipados com um sistema detecta qualquer movimento nas motos.
A Pósitron, acabou de divulgar os seus novos alarmes para motos. Trata-se dos DuoBlock PX, os alarmes dedicados para as motos Yamaha YBR 125 e Yamaha Fazer 250. Os dispositivos, desenvolvidos especialmente para essas duas motos, vêm equipados com o módulo acelerómetro.
Yamaha YBR 125

Especifícidades dos alarmes para motos

O acelerómetro é um sistema que faz o monitoramento de qualquer movimento na moto, tanto horizontal como vertical e, caso exista uma tentativa de violação, o sensor emite um sinal para o alarme das motos. Apresentando um tamanho reduzido, o acelerómetro é integrado no módulo, permitindo que a instalação seja realizada em qualquer posição, dificultando assim ainda mais a desativação do dispositivo.

Alarmes com tecnologia FlexCode

Outro destaque apresentado pelos alarmes DuoBlock PX é a tecnologia FlexCode®. Essa tecnologia emite um sinal digital codificado, distinto para cada acionamento, impedindo a clonagem do controle remoto. Por serem dedicados, os alarmes para as motos Yamaha YBR 125 e Fazer 250 mantém a originalidade dos veículos, facilitam e eliminam quaisquer erros de instalação dos mesmos.
Alarmes DuoBlock PX

Alarmes para motos resistentes à água

Os novos alarmes DuoBlock PX para as motos Yamaha YBR 125 e Yamaha Fazer 250 apresentam o módulo selado para proporcionar resistência à água.

Garantia dos alarmes dedicados para motos

Estes alarmes dedicados para as motos Yamaha oferecem dois anos de garantia e podem ser adquiridos nas principais lojas de acessórios para motos de todo o Brasil.

Preço do alarmes dedicados para motos Yamaha

O preço sugerido para a venda destes alarmes dedicados Alarmes para motos YBR 125 e Fazer 250 ao consumidor final, com instalação incluída, varia entre R$ 280,00 e R$ 320,00.

Fonte: motos125cc.org

Nova Confederate C3 X132 Hellcat






A nova C3 Hellcat será lançada pela Confederate, uma fabricante americana de motos super exclusivas.

Entre os destaques de sua construção, a C3 Hellcat tem bloco do motor V2 construído com alumínio de aviação em parceria com a S&S Cycle e fornece uma grande soma de torque em praticamente todas as faixas de giro.

O câmbio é de 5 marchas e as suspensões Race-Tech dianteira e traseira são totalmente reguláveis. O freio é com disco de cerâmica e pinças radiais de 4 pistões da Brembo. As rodas são construídas em fibra de carbono, extremamente leves e resistentes. O peso (seco) da moto é 215 Kg.

A moto entrará em comercialização a partir do segundo semestre de 2011, mas será para poucos pois deverá custar entre 40 e 45 mil dólares nos EUA.

Fonte: sobremotos.com.br

Desafio Internacional de Supermoto






A segunda bateria neste domingo foi mais uma vez realizada com um sol abrasador, na primeira largada da manhã quando disputava a primeira curva, Alex Barros acabou por cair e deslocar o ombro, com isto a bateria foi cancelada e todos retornaram para uma nova largada. Após alguns minutos novamente os pilotos largaram para doze voltas eletrizantes, desta vez todos efetuaram a largada sem problemas. Na ponta largou Chiquinho Velasco e Danilo piloto que competiu este ano na motovelocidade na Europa na categoria superstock, na sequência vinham, Juliano Meira, Alexandre Camp, Philippe Thiriet e o italiano Simone Cecchet. Rapidamente os ponteiros deram tudo de si para tentar uma fuga para o principal favorito, Rafael Fonseca. O piloto Andric conseguiu ultrapassar Velasco mas por pouco tempo, logo ambos trocaram de posição até a chegada do piloto Rafael Fonseca que largou em décimo, com uma tocada muito forte Fonseca fez rápidas ultrapassagens até chegar nos líderes e sem perder tempo foi para a ponta. Com um preparo físico excepcional e muita técnica Fonseca soube ganhar distância para Andric e Velasco, aos poucos  fez apenas administrar e garantir a vitória, na segunda posição Chiquinho Velasco e em terceiro Danilo Andric.

Na soma das baterias, Rafael Ramos ficou em primeiro, Chiquinho Velasco em Segundo, Danilo Andric em terceiro, Beto Guizardi em quarto e Philippe Thiriet em quinto lugar .

Fonte: motoaction.com.br

BR MX –Kioman Munoz fica com o título na 65cc



BR MX – Rinaldi comemora título de Kioman Munoz na 65cc

Kioman Munoz garantiu à Rinaldi o título da categoria 65cc do Campeonato Brasileiro de Motocross. O campeão foi definido neste fim de semana, dias 27 e 28, com a realização da Super Final, na cidade paranaense de Siqueira Campos.

“Soube administrar bem a vantagem que tinha na classificação. Larguei em terceiro e mantive a posição até cruzar a linha de chegada, o resultado foi mais que suficiente para erguer o caneco. Este é meu terceiro título nacional, estou muito feliz e gostaria de agradecer meus patrocinadores”, afirma.

A Rinaldi ainda comemorou o vice campeonato de Marcello “Ratinho” Lima na classe MX2. O piloto largou em terceiro e travou uma bela disputa pela segunda posição com Anderson Cidade, porém, acabou atrapalhado por retardatários e preferiu manter o posto.

Mas a festa não parou por aí, Dudu Lima também conquistou outro importante título para a Rinaldi. O piloto superou Duda Parise na pontuação ao terminar a corrida em quarto lugar, alcançando o vice na MX1.

Joaninha radicaliza com pneus Rinaldi

O tetracampeão da Copa Brasil de Motocross Estilo Livre, Gilmar “Joaninha” Flores, encerrou o evento com um verdadeiro show de manobras radicais. Usando pneus Rinaldi, oferecidos pela Vargas Motopeças, Joaninha mandou ver com seus backflips.

Esta ação é apenas o início de uma parceria que promete muito mais para o futuro. Entre os dias 9 e 12 de dezembro, Joaninha disputa a etapa brasileira do Mundial de FMX, em Fortaleza, equipado com os produtos da líder em vendas de pneus de reposição no país.

Confira os resultados:

MX1

1) Antonio Balbi Junior
2) Anderson Cidade
3) Jose Felipe
4) Eduardo Lima (Piloto patrocinado pela Rinaldi)
5) Marcello "Ratinho" Lima (Piloto patrocinado pela Rinaldi)
7) Humberto Martin (Piloto patrocinado pela Rinaldi)
8) Cristopher “Pipo” Castro (Piloto patrocinado pela Rinaldi)
11) Adrian Cantero (Piloto patrocinado pela Rinaldi)

MX2

1) Antonio Balbi Junior
2) Anderson Cidade
3) Marcello "Ratinho" Lima (Piloto patrocinado pela Rinaldi)
4) Eduardo Lima (Piloto patrocinado pela Rinaldi)
5) Duda Parise
7) Humberto Martin (Piloto patrocinado pela Rinaldi)

65cc

1) Enzo Lopes
2) José Brayan Soares
3) Kioman Munoz (Piloto patrocinado pela Rinaldi)
4) Matheus Galves de Souza
5) Yuri Campello

Fonte: mtoecia.com.br

XT 660 recuperada de roubo, procura-se o proprietário

XT 660 Recuperada de RouboUma Yamaha XT 660/2006 preta e sem detalhes encontra-se apreendida na Delegacia de Polícia Cívil do município de São Francisco do Sul/Santa Catarina. A motocicleta foi retirada das mãos de assaltantes de São Paulo que estavam agindo nesta cidade. A referida moto teve seus números de chassis e motor adulterados de tal forma que duas perícias não conseguiram revelar sua origem; ela está inteira e funcionando, estava com placa falsa da cidade de Pompéia SP, também foi recuperada a chave original.

Procuram-se vítimas de roubo de XT 660, para que possam tentar identificar, através da chave mestra e reserva, e restituir o bem roubado que deverá ser requerido em juízo, caso contrário a motocicleta estará condenada a apodrecer no pátio da Delegacia.

Melhores informações através dos telefones:
(47) 3444-2190 e 3444-2259 - Delegacia de Polícia Civil de São Francisco do Sul SC, na pessoa do Agente Evenilton Leão.

Fonte: motokando.com.br

Descarbonização do Escapamento de Motores Dois Tempos

A carbonização consiste no acúmulo de uma camada de carbono nas partes internas do motor. Em motores de ciclo dois tempos a mistura de óleo 2T junto ao combustível produz alguma fumaça e cosequentemente carbonização do conjunto pistão, cabeçote e escapamento.  Nestes motores, o escapamento é uma das parte mais sensíveis à carbonização e tal efeito pode inclusive obstruir a passagens dos gases.


Nos escapamentos originais a carbonização é ainda mais grave pois tendo em vista a redução de emissão sonora os escapes possuem em seu interior tela e cones, conhecidos também como miolo do escapamento. Para remover a carbonização dos escapes originais, muitas vezes é necessário realizar o procedimento de "operação", que consiste em abrir o bojo do escapamento e remover todas a partes internas.
Escape
Interior de um escapamento de DT 200 carbonizado. Foto: H. S. S.

O escape "operado" fica mais leve e confere mais potência à motocicleta, por outro lado, estará produzindo mais barulho. Vale ressaltar que a legislação de trânsito brasileira proíbe o uso de escapamento "desmiolado", desta forma, apenas realize tal procedimento se for utilizar a motocicleta apenas em situações off-road.

A cabeça do pistão e a câmara de combustão também sofrem carbonização. A camada carbonizada impede que a mistura fresca ar/combustível refrigere a cabeça do pistão, criando regiões super-aquecidas e até mesmo provocando a pré-combustão. Estas partes também devem ser descarbonizados periodicamente, o tempo e a quilometragem varia muito conforme a qualidade do óleo dois tempos utilizado. Os óleos de origem mineral produzem maior carbonização do que os óleos sintéticos ou semi-sintéticos.

Nos motores quatro tempos também há carbonização, entretanto, este problema é notado com menor intensidade.

Fonte: motokando.om.br

Kawasaki Ninja 650r 2011. Chega ao Brasil em dezembro?

Sim … conforme informações disponibilizadas dentro do fórum KAWASAKI CLUB ; já teriamos algumas unidades faturadas !
Adiantam ainda que o modelo estará apenas disponível na cor preta custando algo como R$ 28 mil sem ABS e R$ 30 mil com … ambas sem frete incluso.
Até o momento da publicação deste por aqui, não obtivemos nenhuma confirmação oficial.
De qualquer forma, agradecemos ao Kawasaki Club pelo informado, acreditando realmente no exposto haja vista que seria uma evolução natural da Kawasaki posto pelo sucesso da 6N.

Fonte: motonauta.com.br

GSX-R 1000: Superesportiva de corpo e alma

Apesar das mudanças sutis é possível notar que a nova geração da Suzuki GSX-R 1000 foi reestilizada. Técnica que a fábrica de Hamamatsu domina: atualizar um modelo, mas sem extrair sua identidade. Os fãs agradecem, mas os críticos mais ácidos acham que já era hora de uma mudança mais radical. O fato é que a décima geração dessa esportiva manteve as qualidades que fizeram a fama da linhagem. E não é para menos, já que a marca nipônica constrói superesportivas há 25 anos. 
Lançada no exterior em 2009, a Suzuki GSX-R 1000 não traz os apelos eletrônicos de uma BMW S 1000RR ou os modernos freios da Honda CBR 1000RR. Mas ainda impressiona com suas qualidades: um motor que cresce de giros quase que exponencialmente e um chassi intuitivo, que quase “conversa” com o piloto.
O motor DOHC (duplo comando no cabeçote), quatro cilindros, quatro tempos, 16 válvulas e com arrefecimento líquido, de 999 cm³, gera 185 cv de potência e 11,9 kgf.m de torque. Graças às mudanças no gerenciamento do propulsor, os 185 cavalos de potência máxima a 12.000 rpm são entregues de forma bastante linear e controlável. Mas experimente exagerar no acelerador em terceira marcha e veja o mundo ficando para trás rapidamente.
A GSX-R 1000 conta com avançado sistema de exaustão que reduziu as emissões de CO2. Para completar, os escapamentos são feitos em titânio e aço inoxidável e foram inspirados nos modelos utilizados no Campeonato Mundial de Motovelocidade, categoria MotoGP.
Mapas de gerenciamento e ciclística
O piloto ainda pode selecionar um dos três mapas de gerenciamento do motor (A, B e C) para diferentes situações de pilotagem. A mudança no novo modelo fica por conta do reposicionamento do seletor no punho esquerdo, facilitando seu acionamento. Assim, o sistema S-DMS (Suzuki Drive Mode Selector) possibilita a escolha do modo de pilotagem de acordo com a preferência ou condições de pilotagem como, por exemplo, em pista fechada ou com chuva. Fica evidente a diferença de comportamento do motor quando o piloto seleciona uma das três opções de seleção.   
A impressão de controle na pilotagem também se deve muito ao novo quadro e do conjunto de suspensões. Na dianteira, o sistema de big piston fork (garfo de pistão grande em tradução literal) evita mergulhos em frenagens bruscas e transmite total confiança para o piloto em curvas.
O novo desenho da balança traseira e o amortecedor totalmente regulável mantém a roda traseira no chão em curvas de alta velocidade de uma forma que dá vontade de testar o limite dessa superbike, ainda mais em pista fechada, caso deste teste.
A distância entre-eixos está um centímetro menor, porém a balança traseira foi alongada em 3,2 cm – resultando em uma melhor tração na roda traseira e mais estabilidade.
Já o sistema de freio é composto por duplo disco flutuante com fixação radial, de 310 mm de diâmetro e mordido por pinças de quatro pistões opostos na dianteira. Na traseira, disco simples de 220 mm de diâmetro e mordido por pinça de um pistão. Apesar da não adoção do sistema de freios ABS, o comportamento dos freios está de acordo com a proposta da moto, mas é preciso saber dosar a força no manete. Para ajudar ainda mais no trabalho de frenagem e amortecimento, a moto está calçada com pneus radiais de perfil esportivo nas medidas 120/70ZR 17 (D) e 190/50ZR 17 (T).
Apesar do porte avantajado da Suzuki GSX-R 1000, o piloto vai bem encaixado no estreito tanque, que tem capacidade para 17,5 litros de gasolina. A posição de pilotagem é até confortável para uma superesportiva, já que a GSX-R1000 conta com pedaleiras ajustáveis e uma tampa substitui o assento traseiro para pilotagens solo.
Painel e preço
Completo, o painel de instrumentos da Suzuki 1000 conta com display em LCD que traz várias informações: dois hodômetros (parciais e reserva), temperatura do líquido de arrefecimento, alerta de baixa pressão do óleo, cronômetro de volta, seleção do S-DMS e barra gráfica indicando a intensidade do brilho do painel, além de relógio.
O preço sugerido da GSX-R 1000 é de R$ 58.900,00. Valor interessante para se ter um ícone entre as superesportivas. Uma moto com motor potente, chassi excelente, mas sem o visual moderno e toda a tecnologia da concorrência.
Ficha Técnica
Motor:  DOHC, 4 cilindros, 4 tempos, 16 válvulas e arrefecimento líquido
Capacidade cúbica: 999 cm³
Potência máxima: 185 cv a 12.000 rpm
Torque máximo: 11,9 kgf.m a 10.000 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica
Capacidade do tanque: 17,5 litros
Câmbio: Seis marchas
Transmissão final: Corrente
Suspensão dianteira: Telescópica invertida (upside-down) totalmente ajustável
Suspensão traseira: Balança com monoamortecedor fixado por link totalmente regulável
Freio dianteiro: Disco duplo flutuante de 310 mm de diâmetro com pinça de quatro pistões fixada radialmente
Freio traseiro: Disco simples com 220 mm de diâmetro com pinça de um pistão
Chassi: Dupla trave superior em alumínio
Dimensões (C x L x A): 2.045 x 720 x 1.130 mm
Altura do assento: 810 mm
Altura mínima do solo: 130 mm
Entre-eixos: 1.405 mm
Peso em ordem de marcha:  205 kg
Cores:  Branca/Azul, cinza/preta e preta
Preço público sugerido: R$ 58.900,00
Fonte: moto.com.br

Multa da inspeção começa dia 6

O secretário de Transportes da capital, Marcelo Branco, afirmou na manhã do dia 26/11 que 177 radares da cidade vão começar a multar motoristas que não fizeram a inspeção veicular já no dia 6 de dezembro.
A decisão será publicada em portaria do Diário Oficial do município amanhã.
Durante os seis primeiros meses de fiscalização, cada motorista autuado poderá receber no máximo uma multa por mês.
Isso porque a Prefeitura não sabe se terá condições de receber e julgar um número maior de recursos de multas, já que metade da frota não passou por inspeção este ano e poderá ser autuada.
Existem hoje 550 radares em operação na capital, sendo 177 com leitor de placa.
Fonte: Revista Mundo Moto / Motonauta