O estilo custom/cruiser cada vez mais conquista admiradores e consumidores no mundo inteiro. Todas as grandes marcas têm investido nesse segmento e apresentado suas versões com essa característica. A Yamaha, que também já descobriu esse filão e criou a linha Star, aposta em mais uma variação sobre o mesmo tema e apresenta a mais nova representante da família: a Star Stryker 1300, indiscutivelmente direcionada ao mercado norte-americano onde esse estilo sempre teve sucesso, mas que também deverá atrair consumidores em todo o mercado internacional.
Como todas as motos desse segmento, a nova Stryker tem vocação estradeira pelo seu porte e postura ergonômica, prioriza o torque do motor ao invés da velocidade final, e oferece segurança para viagens de longa quilometragem. Já no trânsito complicado das grandes cidades grandes o prazer e o conforto de pilotar podem ser prejudicados. Aliás, nesse estilo de moto conforto é uma característica que privilegia apenas o piloto enquanto o garupa sofre equilibrado-se num minúsculo apoio colocado sobre o paralama traseiro.
O motor é um bicilíndrico em “V” com inclinação a 60º, 1304 cm³ de cilindrada, sistema de refrigeração líquida com um grande radiador colocado à frente da seção frontal do quadro, quatro válvulas por cilindro para proporcionar melhor eficiência de combustão, injeção eletrônica de combustível controlada por computador para garantir o fornecimento de mistura ideal qualquer que seja a temperatura ou altitude, e oferece um bom desempenho com mapas de ignição personalizados. Sua configuração disponibiliza um torque generoso – máximo de 11.3 kgm.f a 8.000 rpm – sem muita preocupação com a curva de potência (cujas medidas nem foram divulgadas). Os pistões, forjados, se movimentam em camisas fabricadas com cerâmica composta que garantem durabilidade. A alta taxa de compressão - 9.5:1 – é a responsável por toda a energia produzida pelo motor e pelo ronco característico emitido pelo novo sistema de escape com tubos longos cujo desenho acompanha a linha sinuosa e dinâmica de todo o conjunto. O câmbio de cinco velocidades com escalonamento mais elástico nas marchas longas possibilita um aproveitamento ideal do volume de torque e proporciona uma pilotagem menos cansativa na estrada por não exigir reduções constantes para retomadas de velocidade principalmente nas ultrapassagens. A transmissão final é por correia dentada ao invés de corrente.
O quadro é um berço duplo de aço que abriga o enorme motor numa estrutura magra e leve, e que contribui na distribuição de peso aliviando a frente do conjunto. A baixa altura do assento, apenas 660 mm do solo, proporciona boa ergonomia e domínio tanto dos comandos situados no guidão alto que acompanha o grau de inclinação do garfo da suspensão dianteira quanto dos pedais de freio e câmbio. Além disso, sua posição mais atrasada desloca o centro de gravidade do conjunto para trás compensando a acentuada inclinação garfo na hora das manobras curtas. Nas paradas, permite que o piloto apóie com facilidade os pés no chão.
A suspensão dianteira é um garfo telescópico, com bengalas de 41mm de diâmetro, e a traseira, um sistema monoamortecedor escamoteado embaixo da carenagem. Na hora de parar você conta com a eficiência de dois grandes discos: de 320 mm de diâmetro na dianteira e de 310mm na traseira. As rodas são de liga leve com cinco raios, a dianteira calçada com pneu 120/70 -R21 e a traseira com um gigantesco 210/40 -R18, que lhe confere boa estabilidade.
A Stryker estará disponível totalmente negra com poucos cromados (até os tubos de escape são pintados em preto fosco só com as ponteiras cromadas), ou com tanque, paralamas e laterais pintados de azul vívido ou cobre avermelhado (ambas com tubos de escape cromados). O painel tem estilo vintage e é equipado com velocímetro analógico. O tanque em forma de lágrima e decoração tribal tem capacidade para 15,1 litros e o peso do conjunto é 293 kg. O paralamas traseiro é envolvente e tem lanterna com luzes LEDs. Situado entre as bengalas da suspensão dianteira, o grande farol com bojo redondo completa o visual retro do modelo.
Especificações
Motor – 2 cilindros em V a 60º, 4 tempos, 4 válvulas por cilindro, SOHC e refrigeração líquida
Cilindrada – 1.304 cc
Transmissão – 5 velocidades
Alimentação – injeção eletrônica
Suspensão dianteira – garfo telescópico com bengalas de 41mm de diâmetro
Suspensão traseira – sistema monoamortecedor escamoteado sob a carenagem
Freio dianteiro – disco simples com 320 mm de diâmetro
Freio traseiro – disco simples com 310 mm de diâmetro
Potência máxima – ND
Torque – 11.3 kgf-m a 8.000 rpm
Tanque – 15.1 litros
Peso (seca) – 293 kg
Como todas as motos desse segmento, a nova Stryker tem vocação estradeira pelo seu porte e postura ergonômica, prioriza o torque do motor ao invés da velocidade final, e oferece segurança para viagens de longa quilometragem. Já no trânsito complicado das grandes cidades grandes o prazer e o conforto de pilotar podem ser prejudicados. Aliás, nesse estilo de moto conforto é uma característica que privilegia apenas o piloto enquanto o garupa sofre equilibrado-se num minúsculo apoio colocado sobre o paralama traseiro.
O motor é um bicilíndrico em “V” com inclinação a 60º, 1304 cm³ de cilindrada, sistema de refrigeração líquida com um grande radiador colocado à frente da seção frontal do quadro, quatro válvulas por cilindro para proporcionar melhor eficiência de combustão, injeção eletrônica de combustível controlada por computador para garantir o fornecimento de mistura ideal qualquer que seja a temperatura ou altitude, e oferece um bom desempenho com mapas de ignição personalizados. Sua configuração disponibiliza um torque generoso – máximo de 11.3 kgm.f a 8.000 rpm – sem muita preocupação com a curva de potência (cujas medidas nem foram divulgadas). Os pistões, forjados, se movimentam em camisas fabricadas com cerâmica composta que garantem durabilidade. A alta taxa de compressão - 9.5:1 – é a responsável por toda a energia produzida pelo motor e pelo ronco característico emitido pelo novo sistema de escape com tubos longos cujo desenho acompanha a linha sinuosa e dinâmica de todo o conjunto. O câmbio de cinco velocidades com escalonamento mais elástico nas marchas longas possibilita um aproveitamento ideal do volume de torque e proporciona uma pilotagem menos cansativa na estrada por não exigir reduções constantes para retomadas de velocidade principalmente nas ultrapassagens. A transmissão final é por correia dentada ao invés de corrente.
O quadro é um berço duplo de aço que abriga o enorme motor numa estrutura magra e leve, e que contribui na distribuição de peso aliviando a frente do conjunto. A baixa altura do assento, apenas 660 mm do solo, proporciona boa ergonomia e domínio tanto dos comandos situados no guidão alto que acompanha o grau de inclinação do garfo da suspensão dianteira quanto dos pedais de freio e câmbio. Além disso, sua posição mais atrasada desloca o centro de gravidade do conjunto para trás compensando a acentuada inclinação garfo na hora das manobras curtas. Nas paradas, permite que o piloto apóie com facilidade os pés no chão.
A suspensão dianteira é um garfo telescópico, com bengalas de 41mm de diâmetro, e a traseira, um sistema monoamortecedor escamoteado embaixo da carenagem. Na hora de parar você conta com a eficiência de dois grandes discos: de 320 mm de diâmetro na dianteira e de 310mm na traseira. As rodas são de liga leve com cinco raios, a dianteira calçada com pneu 120/70 -R21 e a traseira com um gigantesco 210/40 -R18, que lhe confere boa estabilidade.
A Stryker estará disponível totalmente negra com poucos cromados (até os tubos de escape são pintados em preto fosco só com as ponteiras cromadas), ou com tanque, paralamas e laterais pintados de azul vívido ou cobre avermelhado (ambas com tubos de escape cromados). O painel tem estilo vintage e é equipado com velocímetro analógico. O tanque em forma de lágrima e decoração tribal tem capacidade para 15,1 litros e o peso do conjunto é 293 kg. O paralamas traseiro é envolvente e tem lanterna com luzes LEDs. Situado entre as bengalas da suspensão dianteira, o grande farol com bojo redondo completa o visual retro do modelo.
Especificações
Motor – 2 cilindros em V a 60º, 4 tempos, 4 válvulas por cilindro, SOHC e refrigeração líquida
Cilindrada – 1.304 cc
Transmissão – 5 velocidades
Alimentação – injeção eletrônica
Suspensão dianteira – garfo telescópico com bengalas de 41mm de diâmetro
Suspensão traseira – sistema monoamortecedor escamoteado sob a carenagem
Freio dianteiro – disco simples com 320 mm de diâmetro
Freio traseiro – disco simples com 310 mm de diâmetro
Potência máxima – ND
Torque – 11.3 kgf-m a 8.000 rpm
Tanque – 15.1 litros
Peso (seca) – 293 kg
Fonte: motoaction