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quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Honda apresenta três novos modelos custom nos EUA









O departamento de pesquisa e desenvolvimento da Honda Norte Americana revelou três motos conceito que buscam mostrar que a gama VT 1300 pode ser usada como base pelos customizadores americanos para criar novas motos.

Os modelos foram chamados de:

- “Furious” (Hardtail Chopper): baseda na "Fury", a “Furious” mescla elementos da nova e velha escolha de customimzação. Rodas de 23 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira. Suspensão "rabo duro".

- “Slammer” (Bagger): Baseada na "Stateline", a "Slammer" é elegante e incorpora uma suspensão totalmente ajustável, além de sistema de navegação NAV/Multimedia com sistema de som de 500 watts. 

- “Switchblade”: Baseada na "Sabre", é uma cruiser esportiva com componentes em firba de carbono, suspensão ajustável em três modos e transmissão final por corrente para lhe facilitar alcançar maiores velocidades.
Fonte: sobremotos

Ducati EVO 848 2011 - Ficou ainda melhor!





E já lá se vão 17 anos desde que a primeira “médio calibre” da Ducati com 4 válvulas, a 748, foi lançada. Em 2003 surgiu a 749 e significou uma evolução mantendo o baixo custo de produção e uma boa alternativa para as japonesas de 600 cc.  A ano de 2008 viu uma mudança de paradigma para as superbikes médias da Ducati, com a família 848 ganhando a força extra de 15 hp e uma perda de peso de cerca de 20 kg!  Agora, a Ducati aumentou a parada de novo com o EVO 848, trazendo além de potência extra, freios melhorados e montagem de um amortecedor de direção standard – tudo pelo mesmo preço que as 848s do ano passado.

As impressões positivas começam com o som característico do sistema de escape, profundo e cadenciado. Ele é realmente um pouco turbulento para o padrão americano e as motos a serem comercializadas nos EUA terão um ronco um pouco menos agressivo graças ao silencioso quase 2 centímetros mais longo. Sua embreagem úmida não é “pesada” como acontece normalmente com as embreagens secas, e a energia de médio porte facilmente supera qualquer sub-litros de quatro cilindros. Seu peso seco permanece inalterado em 168 kg.

Mas, é dentro do motor que a maioria das atualizações do EVO são encontrados. O propulsor da 848 mantém-se estruturalmente inalterado, mas com uma multidão de revisões para melhorar o desempenho, que cria o que a Ducati chama de "a maior potência por litro de qualquer motor de dois cilindros em produção."  O corpo da borboleta da injeção eletrônica de combustível passou de 56 milímetros a 60 milímetros e se alimenta em portas de entrada otimizadas. A nova configuração oferece maior elevação da válvula em ambos os lados de admissão e escape. A câmara de combustão e pistões foram revistos e a taxa de compressão passou de 12,1 para 13.2:1. O regime de giros do motor V-Twin a 90 graus de inclinação foi otimizado em 500 rotações. A leitura de gráficos comparativos obtidos no dinamômetro mostram que a EVO tem uma vantagem a partir de 8.500 rpm quando recebe um excedente de 6 hp.

A nova moto responde com entusiasmo aos comandos do piloto acelerando com muita força acima dos 9000 rpm, característica que a moto antiga não tinha. Ele puxa muito bem lá em cima e o piloto precisa estar consciente e atento às luzes de mudança para engatar a próxima marcha antes do limitador e realizar mudanças com precisão. A afinação do motor, como a vida, é um compromisso. E a resposta do acelerador é perfeita, alcançando o pico de torque em 9.750 rpm. O poder máximo da sua cavalaria começa a aparecer aos 7.000 rpm, mas a EVO tem uma confortável zona de aceleração a partir das 4.300 rpm.

À exceção das modificações do motor, a atualização mais significativa da EVO está nos freios, Brembo, com pinças monobloco que proporcionam uma sensação mais sólida do que as pinças de duas peças anteriores apesar de serem de fixação no mesmo disco duplo de 320 milímetros. O novo sistema proporciona desaceleração 20% maior com a mesma pressão da alavanca. Os freios de moto anterior já eram melhores do que a média, e estes novos ganham o status de “excelentes”.

A adição de um amortecedor de direção herdado da 1198 foi mais uma inovação consistente. Ele é montado transversalmente em cima de uma braçadeira tripla, e fornece garantia de estabilidade mesmo quando o piloto comete algum erro de direção. A EVO ficou ainda mais fácil de conduzir apresentando uma curva bastante leve em baixas velocidades, tornando-se mais deliberada com o aumento de velocidade.

Os acertos finais da nova EVO são os pneus Pirelli Supercorsa SP que já equipam algumas sportbike premium. Os pneus SPs são mais adequados para utilização em estrada, e para as pistas há um versão sem SP, para velocidades mais altas, desenvolvida em competições mundiais de Supersport. 

Além de novas opções de cores a 848 permancece estilisticamente inalterada. Para muitas motos, isso seria um problema. Para a 848, entretanto, o seu "status quo" mantém-se entre as mais atraentes, especialmente na nova combinação Arctic White Silk, uma pérola branca, fôsca, com quadro e rodas vermelhas.

Quando ela chega ao Brasil? Bom, isso ainda não se sabe. E seu preço também ainda não foi divulgado pela fábrica.   

Especificações
Motor – 4 tempos, bicilíndrico em L, 4 válvulas por cilindro, refrigeração líquida 
Cilindrada – 849.4 cc
Transmissão – 6 velocidades
Alimentação – injeção eletrônica
Suspensão dianteira – forquilha telescópica Showa invertida com bengalas de 43mm de diâmetro totalmente ajustáveis  
Suspensão traseira – braço oscilante de alumínio com monoamortecedor regulável   
Freio dianteiro – disco duplo semiflutuante com 320 mm de diâmetro com pinças Brembo  monobloco, radiais
Freio traseiro – disco simples com 245 mm de diâmetro e pinça de dois pistões
Potência máxima – 140 hp a 10.500 rpm
Torque – 9.8 kgf.m a 9.750 rpm  
Tanque – 15,5 litros
Peso (seca) – 168 kg
Fonte: Motoaction

Aprilia SMV 750 Dorsoduro - Ágil e Poderosa


Ela não é apenas mais uma supermoto de dois cilindros, mas o resultado de toda a experiência da Aprilia nas competições “supermotard”, uma modalidade em que a fábrica italiana coleciona muitos títulos, entre eles 4 mundiais desde 2004.

Seu motor é um compacto bicilíndrico em “V” a 90º com 4 válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas e refrigeração líquida, que produz 92 hp de potência a 8.750 rpm, poderoso e radical, com todas as características de desempenho que fazem o sucesso das motos oficiais de competição da marca.

E vai além, ainda permite a possibilidade de escolha entre três opções de pilotagem, cada uma com um mapa específico de injeção eletrônica de combustível, que podem ser selecionados mesmo com a moto em marcha. “Chuva”, “Touring” e “Sport” são as três opções de condução disponíveis no quadro de comandos, compacto, sensível e de fácil leitura.

A opção menos radical é a versão “Chuva”, que evita todas as reações bruscas do motor principalmente nas baixas rotações tornando a entrega de potência muito mais controlada. A versão “Touring” é o escalão intermediário e a opção mais indicada para uma esticada estradeira sem stress e com economia de combustível. E na versão “Sport”, o seu comportamento é levado ao extremo: 100% de desempenho com um poderoso torque desde as baixas rotações e entrega de potência linear e totalmente aproveitável. Destaque também para a sua medida de capacidade volumétrica – 750 cc – que consegue, em parte graças à gestão eletrônica do motor, alcançar níveis de desempenho muito semelhantes ao das suas rivais de maior cilindrada.

A mais recente geração ECU gerencia todos os parâmetros do motor com uma CAN (Controlled Area Network), que transporta todos os sinais para um conjunto de instrumentos que incorpora um terminal de auto-diagnóstico.

Com um motor com essas características de desempenho, a fábrica não poderia descuidar da parte ciclística. E sua experiência nas competições é claramente notada na fabricação do chassis da SMV, um conjunto sólido e leve (possivelmente o mais leve da sua classe), uma estrutura multitubular de aço em treliça na parte superior que se une às seções laterais de alumínio igual nas motos do mundial de supemotard possibilitando surpreendente controle direcional, agilidade, precisão, elasticidade e rigidez torcional. O sistema de suspensões tem forquilha invertida com bengalas de 43 mm de diâmetro, 160 mm de curso e ajustes de pré-carga e amortecimento na dianteira, e um monoamortecedor na traseira, também ajustável e com os mesmos 160 mm de curso, cuja principal característica é estar fixado diretamente ao basculante pelo sistema Cantilever, situado na lateral direita do conjunto num acentuado grau de inclinação. O funcionamento das suspensões é bastante satisfatório graças ao seu longo curso, que permite uma perfeita absorção das irregularidades do piso.

O sistema de freios conta com dois grandes discos “wave” de 320 mm de diâmetro e pinças radiais de 4 pistões na dianteira, e disco simples de 240 mm de diâmetro com pinça de pistão único na traseira. Por seu dimensionamento de ação a sensibilidade do freio dianteiro é bastante radical principalmente quando se necessita de uma freada forte, mas pode ter um comportamento muito brusco em outras circunstâncias. Seria interessante que se pudesse configurar o desempenho dos freios de acordo com a escolha da opção de condução escolhida. Sua configuração original é ideal para a opção “Sport”, mas não é a melhor solução para a condução no modo “Chuva”.

O sistema de escape, com dois tubos fabricados em aço inoxidável situados embaixo do banco é dimensionado de acordo com a atual legislação sobre emissão de gases poluentes e o calor que eles desprendem não afeta o desempenho da suspensão traseira.

A Dorsoduro também vem equipada com embreagem hidráulica e acelerador eletrônico “Ride by Wire”, que controla a injeção de combustível mediante vários parâmetros e basicamente consegue otimizar o funcionamento do sistema para conseguir sempre um rendimento ideal.

Os recursos eletrônicos não ficam apenas no motor. A chave que comanda o sistema de ignição também tem um código que deve ser acionado a cada vez de dar partida, para evitar que a moto seja colocada em movimento a não ser com o equipamento original.

Quanto ao seu design e estilo, podemos dizer que é uma moto minimalista em essência, equipada apenas com o necessário. Com poucos plásticos e estrutura naked, tem visual agressivo como manda a categoria e ao mesmo tempo harmonioso como reza a tradição italiana. Sua posição de pilotagem tem boa ergonomia e proporciona pilotagem confortável mesmo em deslocamentos de longo percurso.

Especificações
Motor – bicilíndrico em V a 90º, 4 tempos, 4 válvulas por cilindro, refrigeração líquida, duplo comando de válvulas
Cilindrada – 749 cc
Transmissão – 6 velocidades
Alimentação – injeção eletrônica
Suspensão dianteira – forquilha telescópica invertida com bengalas de 43 mm de diâmetro, 160 mm de curso e ajustes de pré-carga e amortecimento
Suspensão traseira – monoamortecedor ajustável com 160 mm de curso
Freio dianteiro – disco duplo “Wave” de 320 mm de diâmetro com pinça de 4 pistões
Freio traseiro – disco simples “Wave” de 240 mm de diâmetro com pinça de pistão único
Potência máxima – 92 hp a 8.750 rpm
Torque – 8,36 kgm a 4.500 rpm
Tanque – 12 litros
Peso seca – 186 kg
Fonte: motoaction

Yamaha FZ1 Abarth Assetto Corse







A Fiat deixou de ser patrocinadora da equipe oficial Yamaha de MotoGP, mas dessa união em competição ficaram vários êxitos e uma criação especial, a FZ1 Abarth Assetto Corse.

Abarth é a marca esportiva da Fiat, que se encarregou durante anos da preparação dos Fiat para competição. Desapareceu por um tempo e recentemente retornou à ativa.

Da união de Fiat e Yamaha na MotoGP, resultou esta série especial da Yamaha FZ1, um desenvolvimento que emprega componentes de fabricantes como Rizoma, Brembo, Öhlins e Akrapovic.
Fonte: sobremotos

Um giro de Vespas e Lambrettas em Interlagos

Bom dia scooteristas de SP,
Nesse mês teremos dois giros diferentes na cidade de São Paulo, e o primeiro deles será nesse domingo dia 16 de janeiro, na zona sul.
Trata-se do Circuito das Motonetas, um giro das Vespas e Lambrettas pelo afamado Autódromo de Interlagos.
Isso acontecerá depois da prova das 500 Milhas de Motovelocidade.
É importante confirmar presença (piloto + garupa caso houver) pois há um determinado número de credenciais disponíveis para as motonetas e isso precisa ser organizado a tempo. Confirme através do email da Free Willy –> contato@casadasvespas.com.br // Basta enviar o seu nome + garupa caso houver e também o modelo da motoneta, e a cidade de sua procedência.
Sairemos todos juntos do LARGO DO AROUCHE às 10h da manhã no sentido Av. 23 de Maio / Washington Luis / Av. Interlagos. As credenciais só serão entregues durante trajeto (ou a combinar). Mais informações: http://scooteriapaulista.blogspot.com/2011/01/circuito-das-motonetas-interlagos.html *
E alem desse giro de Interlagos, no dia 25 de janeiro, no aniversário da capital São Paulo realizaremos a terceira edição do São Anivespaulo, a homenagem do scooterista aos anos de São Paulo.
O tema desse ano será o futebol paulista. Saída às 9h do estacionamento do Pacaembu-Praça Charles Miller. Infos e cartaz: http://scooteriapaulista.blogspot.com/2010/12/iii-sao-anivespaulo-2011.html
SCOOTERIA PAULISTA – A Rede do Scooterista Clássico de SP - Encontros / Memória / Cultura Scooter – http://scooteriapaulista.blogspot.com

Fonte: motonauta

Paulinho Cruz é destaque na revista Pró Moto

O piloto de motocross Paulinho Cruz e destaque na revista Pró Moto numero 100.
 
Paulinho conta agora com o apoio da Red Dragon empresa que aposta no surgimento de novos talentos e no fomento ao esporte. Paulinho perdeu parte da perna esquerda em um acidente, mas não se abateu e hoje é um dos mais rápidos pilotos de motocross do estado de São Paulo, correndo hoje com a ajuda de uma prótese
Apostando no crescimento do mercado e no surgimento de um número cada vez maior de pilotos, a Red Dragon investe a cada ano que passa mais no motociclismo Brasileiro. Nesta temporada, a empresa apóia sete competições: a Copa São Paulo de MX, a Copa Amador Dirt, a Copa Tribo, a Copa Promoto, a Copa Audora de Veloterra, a Copa Neno e a Copa Pimonte de MX.
A RED DRAGON WORLD, importadora e distribuidora exclusiva dos produtos RED DRAGON para todo o Brasil, está no mercado para inovar o segmento Off-Road e Street, proporcionando aos clientes produtos com a mais alta performance e qualidade.
Com uma linha ampla de produtos, procura oferecer novidades para o mercado com preços competitivos, sempre preocupando-se em manter uma parceria com seus clientes e colaboradores.
Aproveitando a grande expansão do mercado de motocicletas a RED DRAGON WORLD vem para fazer a diferença e mostrar o que há de melhor em motopeças.
Confira as datas dos próximos eventos de 2011 :
14 de janeiro – Festa de premiação Copa Fazenda Aurora de Veloterra (Caçapava/SP).
22 e 23 de janeiro – 1ª etapa Copa Verão IMS de Motocross (Atibaia/SP).
Categorias: 65cc/85cc/230F/MXN/2 tempos/4 tempos/Intermediária/MX 30/MX 40 / MX 45/MX Open.
28 de janeiro – Festa de premiação do Motocross Extreme Racing 2010 (Indaiatuba/SP).
Copa SP-MX / Amador MX / Leste MX / Pró Moto MX.
Local: Espaço e Churrascaria Casablanca (www.icasablanca.com.br).
Fonte: motonauta