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quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

KTM RC8 R 2011





A KTM vai apresentar na feira EICMA de Milão a KTM RC8 R 2011, a versão esportiva produzida em série para as pistas.

O desenho segue sendo o mesmo e o novo esquema de cores ficou muito atraente, mas é no motor que aparecem as mudanças com um novo mapeamento de injeção. A potência aumentou para 175 CV para 168 Kg de peso (seco).

Fonte: sobremotos.com.br

Na Índia, Yamaha lança novas motos de 150 cilindradas





A Yamaha da Índia recentemente lançou as novas SZ e SZ-X com motorização de 150 cilindradas.

Gradualmente, as quatro grandes fabricantes japonesas (Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki) estão migrando a cilindrada padrão de suas motos de menor porte de 125 para 150 cilindradas.

Aqui no Brasil, a Yamaha ainda mantém somente a opção de 125 cilindradas para a Factor, mas, na Índia, o segundo maior mercado de motos do mundo, com características similares ao mercado brasileiro, a marca dos três diapasões acabou de lançar as SZ e SZ-X com 150 cilindradas. É bem verdade que a Yamaha também lançou uma "nova" YBR de 125 cilindradas por lá, mantendo assim duas opções de motorização, mas parece mesmo que os próximos anos devem ser dominados pela motorização um pouco maior.

As SZ e SZ-X seguem bem o padrão de estilo adotado na Índia, com motos sem muito desenvolvimento tecnológico, alguns itens aqui opcionais oferecidos lá como de série e uma estética bem carregada no conjunto ótico frontal com uma "mini-carenagem" envolvendo o farol.

O motor é um monocilíndrico, 4 tempos, refrigerado a ar de 153cc com comando SOH e alimentado por carburador capaz de entregar 12,1 HP de potência máxima a 7.500 rpm e 12,8 Nm a 4.500 rpm, número que sugerem que a moto possa apresentar boas respostas em baixos regimes de giro. O câmbio é de 5 marchas.

As rodas são de liga leve, mas os freios dianteiro e traseiro são a tambor. O tanque de combustível tem boa capacidade, 14 litros, mas a moto é ligeiramente pesada para a sua cilindrada, com 132 Kg de peso (seco).

O painel de instrumentos é bem simples, sendo composto apenas de velocímetro, hodômetro, marcador de nível de combustível e luzes-espia.

A versão mais esportiva, com aletas laterais junto ao tanque e grafismo mais agressivo, a SZ-X será comercializada em três opções de cores: preto, vermelho e cinza metálico. A versão SZ terá apenas as opções de preto e vermelho.

Na Índia, a SZ é oferecida por somente 49 mil rúpias, o que equivaleria, numa conversão direta, a somente pouco mais de R$ 1.800,00. A versão SZ-X custa lá 52 mil rúpias, ainda assim menos de R$ 2.000,00.

Fonte: sobremotos.com.br

Pilotos e chefes de equipes aprovam CB 600F Hornet


A primeira temporada da 600 Hornet chega ao fim neste fim de semana (11 e 12) em Santa Cruz do Sul (RS), a 150 quilômetros de Porto Alegre, com aprovação técnica de pilotos e chefes de equipes. Para eles, a moto cumpriu bem o papel de revelar talentos e oferecer corridas equilibradas.

“É uma moto que responde bem à pilotagem”, comenta o gaúcho Maico Teixeira, líder do campeonato e favorito ao título. “Se a gente quer ser agressivo ou conservador, a moto obedece e permite que o piloto imponha seu estilo.”

Chefe do Team Scud Petrobras, Gilson Scudeler segue linha semelhante. “Foi um primeiro ano produtivo. Por ser uma moto standard, não de competição, precisamos fazer alguns ajustes, mas o balanço é positivo. A receita está acertada”, afirma Scudeler que, como piloto, foi heptacampeão brasileiro de motovelocidade.

Comandando os pilotos Diego Faustino e Róbson Portaluppi, Scudeler torce para que a categoria evolua em questões técnicas e esportivas para o ano que vem, mas ressalta o papel da Honda CB 600F Hornet como formadora de talentos: “O que foi feito neste ano está de acordo com o que se quer de uma categoria adequada ao desenvolvimento de pilotos para o motociclismo nacional”.

A 600 Hornet conta com as motos Honda CB 600F Hornet praticamente idênticas às usadas nas ruas. Todos os pilotos usam o mesmo equipamento, o que propicia aos competidores igualdade de condições e alta performance. Os pneus da categoria são os Diablo Rosso Corsa, da Pirelli.

Os treinos livres em Santa Cruz do Sul serão na sexta; o grid sairá no sábado, com as duas baterias no domingo. Os dez primeiros no campeonato são:

1) Maico Teixeira, 139 pontos
2) Danilo Lewis, 118
3) Cidalgo Chinasso, 104
4) Fabio Peasson, 99
5) Devanir Lippi, 94
6) Diego Faustino, 87
7) Marco Brunherotto, 85
8) Luiz Cerciari, 81
9) Pierre Chofard, 80
10) Rafael Paschoalin, 73

Fonte: motonlie.com.br

Fortaleza sedia final do Mundial de Freestyle

Pela quarta vez a cidade de Fortaleza/CE será a capital nacional do motocross freestyle. No dia 12 de dezembro, o estádio Castelão abrigará o Nigh of The Jumps, 12ª e decisiva etapa do Campeonato Mundial de FMX.
- É muito bom ter uma etapa do Mundial aqui no nosso estado. É a 4ª vez que acontece o evento e esperamos que seja ainda melhor do que nas edições anteriores, com ainda mais de público, para que seja um grande espetáculo – declarou Alfredo Miranda, presidente da Federação de Motociclismo do Ceará (FMC).
Os melhores pilotos do mundo estarão no Brasil, brigando pelo título mundial. Três vezes vice-campeão nos últimos quatro anos, o tcheco Libor Podmol não quer deixar o campeonato escapar dessa vez. Podmol lidera a classificação geral com 202 pontos. O segundo no ranking é o francês Brice Izzo, com 196, e o terceiro é o espanhol Jose Miralles, com 184.
- Ter uma etapa do Campeonato Mundial de motocross freestyle no país é algo muito importante para o motociclismo brasileiro. É um grande evento, com grandes pilotos e grande público. É uma modalidade relativamente nova, comparada às outras, mas que caiu no gosto não só dos amantes do motociclismo, mas de todo mundo que gosta de adrenalina – afirmou Alexandre Caravana, presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
A estrutura do “Night of The Jumps” leva até o estádio Castelão três rampas de ferro e três de areia, permitindo aos pilotos executarem manobras a uma altura equivalente a um prédio de quatro andares. O público estimado é de 20 mil pessoas vibrando com os atletas estrangeiros, mas também torcendo pelos brasileiros que estarão na competição.
- Andar ao lado de grandes nomes internacionais e campeões mundiais é uma grande experiência para nossos pilotos. Desde que passou a ser realizada a etapa de Fortaleza, o nível dos brasileiros cresceu bastante. Isso pode ser notado pelo desempenho dos nosso pilotos, que melhora a cada ano – completou Caravana.
Entre os brasileiros na disputa estão o paulista Marcelo Simões, o matogrossense Gilmar “Joaninha” Flores, e o também paulista Octávio “Tatá” Mello.
O Night of The Jumps – Campeonato Mundial de Motocross Freestyle é uma realização da T’AI Produções e Eventos e do International Freestyle MotoCross (IFMXF), com apoio da Confederação Brasileira de Motociclismo e da Federação de Motociclismo do Ceará (FMC) e patrocínio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Esporte.


Fonte: motonauta.com.br

Radares ampliam segurança nas estradas de SP

 
Monitoramento já está em operação nas 24 principais rodovias do Estado
O Estado está ampliando a segurança dos usuários das 24 principais rodovias paulistas por meio da instalação de radares inteligentes. O governador Alberto Goldman visitou nesta quarta, 8, o posto da Polícia Rodoviária em Araçariguama, no km 46 da Rodovia Castello Branco – mais um que conta com a tecnologia.
Com isso, veículos de todos os Estados brasileiros que estiverem com o licenciamento em atraso, ou qualquer outra irregularidade, já estão sendo flagrados pelo sistema de monitoramento eletrônico OCR (Reconhecimento de Caracteres Ótico), composto por 42 radares inteligentes. Após abordagem policial, os veículos serão multados e recolhidos em um pátio, até que o licenciamento seja regularizado.
Esses equipamentos já têm detectado com sucesso veículos roubados, furtados ou com pendência judicial que estejam circulando pelas rodovias estaduais de São Paulo, colaborando decisivamente com o trabalho da Polícia. Eles também monitoram e punem motoristas que ultrapassam os limites permitidos de velocidade.
“(Os radares) não só fazem o papel de controle de velocidade, que é tradicional, já conhecido nas estradas, mas eles captam através da placa a informação se esse veículo está com o licenciamento em dia ou não, se tem alguma irregularidade inclusive do ponto de vista de um carro que foi roubado ou que tenha participado de algum assalto em algum momento ou que tenha participado de algum ato policial. Inclusive verifica se esse carro também tem algum problema de ordem judicial e fazendária”, acrescentou o governador.
O índice de roubos e furtos de veículos está em queda no Estado de São Paulo há uma década, graças às ações realizadas pelo do Governo Estadual. Eles diminuíram 58,4% – de 493 casos por grupo de 100 mil veículos, no segundo trimestre de 2000, para 205/100 mil, no mesmo período deste ano.
Eficácia
Em apenas quatro segundos, os radares inteligentes fazem a leitura das placas dos veículos, consultam o banco de dados e repassam as informações para a Polícia Militar Rodoviária. A tecnologia também permite que as forças de segurança do Estado identifiquem rapidamente veículos em fuga que participaram de delitos.
O sistema OCR garante informações de âmbito nacional, em tempo real, porque está conectado online aos bancos de dados das Secretarias Estaduais da Fazenda, dos Transportes, da Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Estadual, do Departamento Estadual de Trânsito e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Secretário dos Transportes de São Paulo, Mauro Arce afirma que os radares inteligentes funcionam como uma excelente ferramenta de gestão: “(Os equipamentos) estimulam os motoristas a terem sempre a documentação dos seus veículos em dia, e também incentivam a obediência às velocidades permitidas nas estradas”.
O Governo de São Paulo investiu 6,5 milhões de reais no OCR. Em meados de dezembro, já será possível fazer um balanço do impacto no índice de recuperação de veículos roubados, furtados ou com pendências judiciais. “O investimento nessa tecnologia é um grande benefício para todos”, diz o secretário adjunto dos Transportes do Estado, Sílvio Aleixo.
Segurança reforçada
Exatos 95% do que for arrecadado com as autuações nas rodovias paulistas serão investidos em segurança, como determina o Código de Trânsito Brasileiro (CBT). Os recursos serão aplicados no aprimoramento da sinalização, engenharia de tráfego e de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito. Os 5% restantes serão destinados ao Fundo Nacional de Segurança e Educação (FUNSET), órgão federal administrado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) já está testando 61 radares inteligentes móveis que foram adquiridos pela pasta dos Transportes por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Esses equipamentos serão operados dentro das viaturas da Polícia Militar Rodoviária, o que dará mais agilidade ao patrulhamento nas estradas.

Fonte: motonauta.com.br