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quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

HRC regressa aos testes de MotoGP em Sepang





A HRC R&D Team iniciou hoje três dias de testes no Circuito de Sepang, Malásia, em preparação para a temporada de 2011 de MotoGP.
Ao lado do piloto de testes da HRC, Kousuke Akiyoshi, que continua o desenvolvimento da RC212V, esteve também Jonathan Rea, piloto da Honda Ten Kate World Superbike Team, convidado para se juntar ao trabalho.

Jonathan Rea estreou-se aos comandos de uma montada de MotoGP hoje e a HRC está contente por lhe ter dado a oportunidade de testar a RC212V pela primeira vez.

Após ter ajustado a sua posição de pilotagem na RC212V para a sua altura, o piloto de 23 anos, de Ballymena (Irlanda do Norte), foi para a pista hoje ao lado do nipónico e companheiro de equipa nas 8 Horas de Suzuka, Akiyoshi.

Akiyoshi e Rea tiraram o máximo partido do tempo quente no traçado de 5,548 km para levarem a cabo quase um dia complete de trabalho com a Honda RC212V, parando apenas por uma hora devido a chuva breve.

Jonathan começou os três dias de testes com um total de 51 voltas para se acostumar às características da moto de Grandes Prémios.

"Diverti-me muito hoje a conhecer a moto de MotoGP e o circuito de Sepang é impressionante! O meu corpo ainda não está a 100%, o que é uma pena, mas tive um dia muito bom com a equipa de testes da HRC,” disse Rea.

"Passei quase toda a minha carreira em motos de produção, a primeira vez que rodei com uma 125 GP foi há uns anos, e hoje senti-me muito bem a rodar com a Honda RC212V. A moto é muito potente, o motor é muito mais rotativo que a minha CBR 1000R e é fácil mudar de direcção. Queria agradecer à HRC e à Honda Europa por esta oportunidade. Estou desejoso pelos próximos dois dias de testes.”

Comunicado de imprensa cortesia da Honda Racing

Fonte: motogp.com

Lucas Di Grassi sorteia moto Dafra para fãs


Em retribuição ao público que o apoiou durante toda a temporada e também para comemorar o apoio que recebeu de várias empresas para a disputa do Desafio Internacional das Estrelas, Lucas Di Grassi sorteará, em parceria com a Jovem Pan FM 100.9, uma moto Dafra Apache RTR 150. O sorteio acontece na segunda-feira (20), um dia após o término do Desafio Internacional das Estrelas, prova de gala do kartismo nacional, última competição do piloto neste ano.

Para participar e saber como será definido o vencedor da promoção, os torcedores do piloto, que defendeu a equipe Virgin Racing na Fórmula 1 em 2010, devem acompanhar todos os detalhes no twitter @lucasdigrassi, que já conta com mais de 71 mil seguidores. Inspirada nos modelos de competição e eleita a moto do ano pela revista Duas Rodas em 2010, a Dafra Apache RTR 150 traz painel digital, guidão e pedal de marchas ajustáveis, lanterna traseira em LED e sistema de amortecimento traseiro a gás.

Para Lucas, a promoção é uma maneira não só de agradecer o apoio, mas também de aproximação com sua torcida. "Eu gosto de propor isso aos patrocinadores porque eu recebo muito apoio dos torcedores. Então, quero também retribuir. Já sorteei um iPad, dado pela Locaweb, e uma réplica do meu capacete, cedida pela Bom Bril. A moto deve ser um grande sucesso, pois possui um valor maior", explica o piloto, que pilotará o kart 100.9 Jovem Pan/Dafra/TNT no Desafio Internacional das Estrelas.

O piloto também apresentou nesta segunda-feira (13) o layout de seu kart e anunciou seu time de apoiadores para o Desafio Internacional das Estrelas: Dafra, Bombril, TNT, Itaipava, Linea Adoçante e parceria de Jovem Pan, Caçula de Pneus, Locaweb, Artmix, Schioppa, Eurobike e Sorocred.

Fonte: Moto.com

Yamaha inicia venda de scooter elétrico









A partir do início de 2011 quem entrar em uma concessionária Yamaha na Europa vai encontrar um modelo peculiar à venda. Ao lado da superesportiva YZF-R1 e da big trail Super Ténéré 1200 estará disponível um pequeno scooter chamado EC-03. Diferente das demais motos da marca dos três diapasões, o novo modelo é impulsionado por um moderno motor elétrico.
Enquanto as principais marcas do mercado motociclístico mostravam protótipos futuristas, a Yamaha lançou durante o Salão de Colônia (Intermot), realizado em outubro na Alemanha, um modelo elétrico pronto para a venda. Destinado apenas para o circuito urbano, o EC-03 se destaca por conta da tecnologia embarcada, baixo peso e zero emissões de poluentes e ruídos.
Quando se projeta um veículo elétrico alguns fatores são decisivos, como o rendimento, autonomia e desempenho. Buscando melhorar todos estes itens, a marca japonesa apostou no baixo peso do conjunto. O scooter pesa apenas 56 kg, 30% mais leve que um veículo similar com motor a combustão de 50cc. Isso graças ao seu projeto moderno, design esguio e a utilização de liga de alumínio na confecção do chassi.
As dimensões reduzidas também colaboram, são apenas 1.565 mm de comprimento total e 600 mm de largura. Desse modo, a pequena scooter pode ser transportada facilmente em picapes ou vans. Na hora de estacionar basta apenas travar o veículo com a chave, como em qualquer outra motocicleta.
Toda a ergonomia oferecida pelo banco, guidão e pedaleiras foi projetada para uma posição relaxada e confortável. A altura do banco é de apenas 745 mm.
Fácil de pilotar
A praticidade também não foi esquecida no projeto, basta virar a chave e acelerar. O painel digital em LCD mostra a velocidade, distância e capacidade da bateria.  Para alimentar o motor existe uma bateria de 50 volts, de íon-lítio sob o banco individual. O piloto pode escolher entre dois modos de funcionamento, o “Standard” que usa um modo padrão de entrega de potência e o “Power”, onde a potência máxima é liberada.
Segundo a Yamaha, o EC-03 pode percorrer até 46 km de distância mantendo uma velocidade de 30 km/h em piso plano. Usando o modo “Standard” cada carga tem autonomia média de 30 km. A distância cai para 20 km caso seja usado o modo “Power”.
Para carregar não existe segredo, basta usar o cabo sob o banco e plugar a scooter em uma tomada comum. Um sistema de segurança impede o funcionamento do EC-03 quando ligado na tomada. A carga completa da bateria leva em média 7 horas.
O nome EC-03 vem de eletric commuter enquanto que o numeral 03 indica a terceira geração do projeto, entretanto a primeira a ser vendida – na Itália vai custar 2.390 Euros, cerca de R$ 5.400. Logo é de se esperar que em breve a gama de motos elétricas da marca se amplie. A nova scooter pode não acelerar como a R1 ou atravessar desertos como a Ténéré, mas cruza a cidade de moto prático, econômico e de bem com o meio ambiente.


Fonte: MOTO.com.br

Tracker do Brasil chega a marca de 18 mil recuperações

A Tracker do Brasil, maior empresa de rastreamento e monitoramento do país, acaba de atingir o número de 18 mil recuperações. O veículo Toyota Corolla, ano 2010, foi roubado em Curitiba, no Paraná, no dia 17 de novembro. Menos de três horas depois já havia sido localizado pela equipe de pronta resposta. Com o apoio da Policia Militar, o automóvel foi levado para a delegacia.
         Ao longo de 10 anos de atividade no Brasil, a Tracker já evitou o prejuízo de mais de R$ 1,2 bilhão. A empresa atende hoje todos os segmentos automotivos, com o Tracker Auto, Tracker Caminhão, Tracker Pick Up,Tracker Monitor Plus, Tracker Máquina e Tracker Moto. São mais de 350 mil clientes em todo o país.
         É a única empresa do setor com cobertura em todo o território brasileiro e países vizinhos, com uma frota de carros, motos, helicópteros e aviões próprios para buscas. Em 2010, a Tracker já localizou e recuperou sete veículos fora do Brasil. “Nossa parceria internacional com redes de antenas de mesma frequência de sinal é fundamental para o sucesso nas recuperações no Paraguai, Uruguai e Argentina. Assim como em outros 28 países, onde a Tracker também atua”, afirma o presidente, François Barnier.
         A empresa oferece ainda o exclusivo serviço de Road Assistance ao cliente. Sem nenhum custo adicional, ele pode solicitar socorro mecânico, reboque em caso de acidente e pane, envio de chaveiro e muitos outros benefícios, 24 horas por dia.
         A Tracker do Brasil já está certificada pela Fundação Vanzolini da USP para atender a Resolução 245 do Contran, que deve entrar em vigor em dezembro, determinando que os veículos saiam de fábrica com rastreadores. Possui ainda as certificações do Cesvi Brasil, da Anatel e é a única companhia do país certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 
Fonte: Revista Mundo Moto

Suzuki lança Burgman de 125 e 200 cilindradas modelo "Executive"






A Suzuki lançou na Europa o scooter Burgman de 125 e 200 cilindradas na versão "Executive".

A nova versão segue segue os exatos mesmos traços do modelo já existente agregando itens de conforto e diferenciação, tais como:

- assento com dupla costura em branco
- farol de cor azul
- novo velocímento e hodômetro
- garfo dianteiro preta
- protetor do escapamento em cinza titânio
- novo parabrisa
- pisacas dianteiros em cor azul
- piscas traseiros em cor vermelha
- novas rodas negras
- novo grafismo

Aqui no Brasil, o Burgman ainda é comercializado no modelo antigo e a versão de 200 cilindradas não está disponível.

Fonte: sobremotos

47%da população usa carro ou moto para se deslocar

População que usa carro ou moto para se deslocar atinge 47% em 2009, mostra Ipea

O percentual da população que usa automóveis ou motocicletas para se deslocar aumentou de 45,2% em 2008 para 47%, em 2009. Mesmo assim, quase metade da população ainda depende do transporte público, por não ter alternativa de transporte. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), baseados em estudos da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad), feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O número de automóveis na área urbana é o dobro do da área rural, onde é maior o número de motocicletas, segundo o estudo. Os veículos de duas rodas estão presentes em cerca de 15% dos lares, com tendência a crescer, levando em conta os preços mais baixos das motocicletas.

Os domicílios da área urbana que têm carro somam 16,5 milhões, motocicletas 4,073 milhões e os lares que têm ambos os veículos são 3,2 milhões. Cerca de 25,9 milhões de residências ainda não têm quaisquer tipos de veículos. Na zona rural, 1,489 milhão de residências têm carro, 1,566 milhão têm motos e 570 mil têm carro e moto. Além disso, 5,123 milhões de lares não dispõem de qualquer tipo de veículo.

O Ipea destaca que a posse de veículos ocorre até mesmo nas camadas mais baixas da população. Na faixa de pobreza extrema, com renda de até um quarto do salário mínimo per capita, 17,7% das famílias têm carro ou motocicleta. Nas casas onde a renda é de até meio salário mínimo per capita cerca de 23% das famílias já têm veículos próprios.

As políticas para aumentar a renda da população mais pobre, segundo avaliação do Ipea, deverão provocar o aumento da aquisição de automóveis nos próximos anos. A posse de veículos é maior no país, proporcionalmente entre a população, em Santa Catarina, no Paraná, no Distrito Federal (DF) e em São Paulo. Em Santa Catarina, cerca de 70% das residências têm algum tipo de veículo. No Paraná 61,7%; no DF, 59,7% e em São Paulo, 59,1%. Em Santa Catarina, 28,5% das residências não dispõem de automóvel ou moto, no Paraná, 38,3%; no DF, 40,3% e em São Paulo, 40,9%.

A maioria dos trabalhadores brasileiros (68%) na área urbana ou rural gasta menos de 30 minutos para ir de casa ao trabalho, independentemente da forma de locomoção. Cerca de 10% da população gasta mais de uma hora nesse percurso. O tempo médio de percurso da residência ao trabalho, segundo o Ipea, mostra que a maior parte dos brasileiros prefere procurar trabalho próximo às suas moradias.

O Ipea considera que a taxa de motorização da população tende a crescer, gerando engarrafamentos e complicações no trânsito. Para o instituto, será necessário que os governos façam investimentos para melhoria da infraestrutura nas próximas décadas para minimizar o problema.

Fonte: Folha de S. Paulo

Motor “desmodrômico” é coisa de grego





Por que uma Ducati é muito esperta e têm o motor tão elástico? Qual é o seu segredo?

A energia necessária para produzir o trabalho no motor é resultante do potencial térmico da queima da gasolina. Durante o funcionamento do motor, as pressões no interior dos cilindros variam a cada instante, pois o resultado vem do deslocamento alternado dos pistões, nos movimentos de subida e descida sucessivamente, e também, com o sincronismo de abertura e fechamento das válvulas de admissão e escape que, teoricamente, devem assegurar máxima vedação não permitindo fuga ou infiltração de gases. Isso tudo para que não haja alterações nas pressões atuantes do motor, interferindo assim, no rendimento geral tendo como resultado um baixo desempenho.

Os mecanismos que permitem o controle de abertura e fechamento das válvulas no sistema tradicional são o comando de válvulas, molas de retorno da válvula e, em alguns casos, contam com balancins. O conjunto é simples e pouco ruidoso, porém é o grande limitador de potência no motor, pois pode apresentar como inconveniente a flutuação de válvulas nas altas rotações.

Conhecendo a deficiência do conjunto tradicional, a fim de solucionar o problema, o fabricante adotou um sistema exclusivo conhecido como “desmodrômico”. O termo tem origem no grego e quer dizer desmos (controlado) e dromos (curso). A característica principal é a confiabilidade. O mecanismo elimina todas as perdas apresentadas no sistema convencional, e é equipado com um ou mais eixos de comando e balancins especiais para impulsionar as válvulas, tanto para a abertura como para o seu fechamento, eliminando toda possibilidade de flutuação dada pela inércia do conjunto anterior mola e válvula.

Dessa forma é possível garantir um perfeito controle do curso da válvula. Proporcionado excelente vedação e eliminando todas as perdas, conferindo ao motor um ótimo desempenho acompanhado de um ruído elegante proveniente da sinfonia dos mecanismos que compõe o motor desmodrômico.

Fonte: motoecia

Equipe Petrobras Lubrax pronta para sua 24ª participação no Rally Dakar repleta de novidades




Quando todos se preparam para a chegada das festas de final de ano a Equipe Petrobras Lubrax esquenta os motores para mais uma participação no Rally Dakar, a sua 24ª. O maior desafio off road do mundo terá início no dia 1º de janeiro de 2011, em Buenos Aires, passará pelo Chile e retornará à capital argentina no dia 16, após cerca de nove mil quilômetros rodados.

Para esta participação, a Equipe Petrobras Lubrax reservou novidades. A primeira delas é a mudança de categoria do piloto Jean Azevedo. Apenas nesta edição do rali, ele trocará o volante do carro pelo guidão da moto, e assim competirá com uma KTM 690.

No lugar dele entre os Carros chegou o piloto Marlon Koerich, estreante no Dakar, mas experiente em provas brasileiras, como o Rally dos Sertões, onde venceu as edições de 2003 e 2005, nas categorias Production e Super Production, respectivamente. Marlon contará com o auxílio do navegador Emerson “Bina” Cavassin, que além dos ralis nacionais, também tem em seu currículo a participação no último Dakar, em janeiro de 2010. “Como sou estreante no Dakar sei que terei muitas surpresas pela frente. Ainda bem que terei o Bina ao meu lado, que já fez uma edição da prova”, ressaltou o piloto.

A Equipe Petrobras Lubrax é conhecida por ser a única no mundo a competir o Rally Dakar em três categorias simultaneamente. Desta forma, está inscrita entre as motos, carros e caminhões.

Na categoria Caminhões, os brasileiros André Azevedo e Maykel Justo continuarão a parceria no Dakar e terão como terceiro integrante o tcheco Mira Martinec, que também fará as funções de mecânico no decorrer do percurso. “O Mira conhece bem o caminhão que utilizaremos, o tcheco Tatra, e sua ajuda com certeza é de extrema importância, ainda mais por conta de algumas alterações que fizemos recentemente”, explicou o piloto André Azevedo, um dos fundadores da Equipe Petrobras Lubrax e referência no off road brasileiro.

O caminhão Tatra recebeu algumas evoluções, visando maior competitividade no rali. São elas: troca de amortecedores, novos freios, redução de 900 quilos em seu peso total com a inserção de um baú mais leve e aros de alumínio nas rodas, e mudança do reservatório de combustível traseiro, melhorando o centro de gravidade do veículo.

Fonte: motonline