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quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Indiana Mahindra lança Mojo e Stallio

 

Fabricante de carros entra no segmento duas rodas com duas novidades
Importante fabricante de automóveis da Índia, a Mahindra acaba de dar mais um passo importante na fabricação de motocicletas. A marca, que já possuía quatro scooter em sua linha, passa a contar agora com duas motos urbanas: Mojo 300 e Stallio. As duas motos tem um visual bem diferenciado, seguindo o melhor estilo indiano.

A Stallio trata-se de uma motocicleta de entrada, que possui um propulsor de 106,7 cm³, cpaz de gerar 7,3 cv de potência. Já a Mojo é uma opção mais requintada com uma estética diferenciada,inclusive, com detalhes em dourado e dois faróis redondos na dianteira. A Mojo possui um motor DOHC de 300 cm³, com injeção eletrônica, que alcança 26 cv de potência.

Para trazer mais exclusividade para a moto, os indianos ainda a equiparam com suspensão dianteira invertida e pneus Pirelli. Vale relembrar que a Mahindra produz seus automóveis no Brasil, no Pólo Industrial de Manaus, AM, em parceria com a Bramont.
Fonte: Revista Mundo Moto/motociclismo

Kawasaki Ninja 650R chegou !

Modelo inédito é uma das grandes novidades da companhia para 2011; Vendas iniciam-se este mês
A Kawasaki Motores do Brasil encerra 2010 com o seu quinto lançamento inédito no ano: a Ninja 650R. O modelo chega à rede de concessionárias autorizadas da montadora a partir da segunda quinzena de dezembro, com os preços públicos sugeridos de R$ 27.770,00 e R$ 29.990,00 (com ABS). Aqueles que já experimentaram o desempenho das médias cilindradas da Ninja 250R, agora podem dar um passo adiante e adquirir uma motocicleta de comportamento semelhante, mas de cilindrada maior.
“A Ninja 650R chega ao Brasil para ser um intermediário entre a Ninja 250R e a Ninja ZX-6R. Embora seja um modelo de alta cilindrada, seu comportamento é mais ‘amigável’ do que o de uma motocicleta superesportiva, além de possuir um bom torque sob baixas e médias rotações”, afirma Affonso de Martino, gerente de vendas da Kawasaki Motores do Brasil. “Os iniciantes encontrarão um modelo de fácil pilotagem e motor mais contido, enquanto que os mais experientes desfrutarão da qualidade da família Ninja onde quer que a pilotem, seja em estradas ou em vias urbanas”, completa.
A Ninja 650R possui motor bicilíndrico de 649 cc de quatro tempos, refrigeração líquida e injeção eletrônica, que proporciona ao piloto um torque satisfatório sob baixas e médias cilindradas, que responde bem às acelerações já sob 3.000 rpm.  Com isso, apesar de sua natureza esportiva, a Ninja 650R pode muito bem rodar sob ritmos mais cadenciados em perímetros urbanos, além, é claro, no tráfego pelas grandes estradas.
Sua ergonomia é “democrática”, já que seu assento é baixo e com uma curta distância entre o guidão e as pedaleiras, fazendo com que sua pilotagem seja simples e confortável até mesmo para os motociclistas de baixa estatura. Por fim, o modelo conta com o design característico da família Ninja, que conta com carenagem e linhas frontais de aspecto robusto e agressivo, permitindo ao piloto chamar a atenção onde estiver.
Perfomance do motor
Seu propulsor foi afinado para que haja uma entrega de potência com características que a torne compatível para pilotos iniciantes, como suavidade e resposta rápida sob baixas e médias rotações. O radiador de 40 mm oferece ao motor uma refrigeração eficiente.
Painel de Instrumentos
As novas linhas são evidentes no design do painel de instrumentos, inspirado no conceito das principais categorias de motovelocidade. Essas características incluem um indicador de consumo de combustível, velocímetro digital, relógio, odômetro e tacômetro digital com barras indicadoras.
Vibrações reduzidas
O guidão é emborrachado para que as vibrações transmitidas aos punhos e aos espelhos sejam reduzidas.  As pedaleiras do piloto e do passageiro também são confeccionados com este material para o mesmo fim. Isto colabora para que a Ninja 650R seja um modelo mais confortável e prazeroso de se guiar.
Farol Traseiro em LED
Visto por trás ou lateralmente, o design do farol traseiro se destaca. O novo LED mais fino contribui para a imagem agressiva e moderna da motocicleta.
Estilo esportivo
A vista lateral da carenagem dianteira e das linhas frontais oferecem o inconfundível aspecto dos modelos Ninja: visual robusto, agressivo e esportivo, que permite ao piloto marcar presença onde quer que esteja – seja em vias urbanas ou nas estradas.
Freios
Discos dianteiros duplos de 300 mm e traseiros de 220 mm, ambos em forma de pétala, proporcionam grande capacidade de frenagem.
Pára-brisa aerodinânico
O pára-brisa é inclinado e possui uma aba em sua parte de cima, o que não só contribui para o aspecto esportivo como também protege o piloto dos ventos com eficiência,  especialmente em altas velocidades, deixando-o confortável para pilotar.
Preço público sugerido: R$ 27.770,00 / R$ 29.990,00 (com ABS)

Fonte: motonauta

Projetado capacete mais seguro para remoção em caso de acidente






Um estudante da universidade de Bournemouth (UK), Jack Hooker, 23 anos, projetou um capacete que traz como diferencial a facilidade de remoção da cabeça, característica muito importante principalmente em caso de acidente com o motociclista.

Uma das maiores preocupações com o atendimento de um motociclista na hora de um acidente é em relação à remoção do capacete. A questão é que um capacete adequado deve ficar bem justa à cabeça, a fim de se evitar que ele se desprenda durante um choque ou fique mal vestido e não proporcione boa proteção.

Por conta disto, a tarefa de remover o capacete é extremamente delicada e pode ser muito difícil. Uma remoção inadequada poderá causar lesões na coluna vertebral de grande gravidade, que até nem seriam consequencia da queda propriamente dita.

A remoção de um capacete é quase sempre solicitada pelo motociclista acidentado, mas é importante deixar esta tarefa somente para um socorrista devidamente habilitado, pois a boa vontade em ajudar poderá causar um grande problema como paralisia ou até mesmo a morte.

Com tudo isto em mente, o projeto deste novo capacete prevê a adoção de um simples mecanismo de remoção que não afeta a saúde do motociclista.

A inspiração para o projeto do capacete veio da própria experiência de seu projetista, o qual sofreu dois sérios acidentes de moto quando tinha entre 18 e 19 anos. Para saber como seria uma melhor forma de remover um capacete sem causar traumas, Jack contou com a assessoria do serviço de paramédicos de St. John (UK).

Com os capacetes atuais, uma remoção segura de um capacete requer dois paramedicos e algo em torno de 10 minutos para que o procedimento seja realizado com segurança.

No capacete projetado por Jack há duas "camadas", uma do casco e outra que se amolda à cabeça do motociclistas e elas são independentes entre si e destacáveis por meio de um sistema de aprisionamento de fácil uso baseado em dois clipes.

Ao se liberar os dois clipes, o casco do capacete é liberado para remoção. Mesmo esta operação deve ser feita com cuidado, mas é bem mais simples do que ter que tirar todo o capacete, incluindo seu interior. Inclusive, a manutenção da parte interna do capacete junto à cabeça do motociclista serve como protetor cervical.

O capacete ainda é um projeto e o próximo passo será a confecção de um protótipo. 

Fonte: sobremotos

Simulador de motos aumenta habilidades dos motociclistas



Cientistas usaram um dos mais avançados simuladores de moto do mundo para analisar o comportamento dos pilotos na condução dos seus veículos.

O estudo comprovou que uma maior segurança não significa necessariamente andar mais devagar, e que o treinamento formal e mais avançado dos motociclistas pode resultar na melhoria da segurança das nossas avenidas e rodovias.

O objetivo da pesquisa foi analisar as atitudes, os comportamentos e as habilidades de diferentes tipos de pilotos, de acordo com seu nível de experiência e formação.

O simulador usa uma moto Triumph Daytona 675, montada em um equipamento projetado e construído na própria Universidade. Uma grande tela mostra as imagens do simulador propriamente dito.

Segundo os pesquisadores, o realismo obtido com a estrutura foi essencial para aferir o comportamento dos pilotos.

Três grupos de motociclistas foram submetidos a situações idênticas no simulador, bem como a outras tarefas no laboratório, para testar aspectos da sua percepção de risco e seu comportamento.

Treinamento avançado de pilotagem

Os resultados mostraram que a experiência por si só não aumenta a segurança dos pilotos na estrada e, em alguns casos, os pilotos mais experientes se comportaram como se fossem pilotos novatos.

Já os pilotos melhor treinados, que passaram por um curso avançado, usaram técnicas de posicionamento para antecipar e responder aos riscos, mantiveram-se dentro dos limites de velocidade urbana, e realmente se saíram melhor do que os pilotos apenas com treinamento básico.

"O estudo demonstrou claras diferenças entre os grupos de pilotos e os benefícios potenciais da formação avançada, que supera a experiência do piloto e o treinamento básico. Embora a experiência pareça ajudar as habilidades do piloto em determinada medida, a formação avançada parece desenvolver níveis mais profundos de percepção, consciência e responsabilidade," diz o Dr. Alex Stedmon, coordenador da pesquisa.

Um relatório completo dos resultados da pesquisa está previsto para ser publicado até o final de Dezembro.

fonte: sobremotos

Site americano elege as 10 motos mais velozes de 2010


O Reality Pod, um site americano sobre tecnologia e variedades, elegeu as dez motos mais velozes do mundo no ano de 2010. Eles reuniram informações com pessoas que fizeram test drivers e elaboraram a seguinte lista:

1 - Dodge Tomahawk - 560 km/h (existem registros de 676 km/h) - 370 kW (500 cv) @ 5600 rpm
2 - Suzuki Hayabusa - 397 km/h - 147 kW (197 cv) @ 6750 rpm
3 - MTT Turbine Superbike Y2K - 365 km/h - 239 kW (320 cv) @ 52,000 rpm
4 - Honda CBR1100XX Blackbird - 310 km/h - 114 kW (153 cv) @ 10,000 rpm


5 - MV Agusta F4 1000 R - 299 km/h - 128 kW (174 cv)

6 - Yamaha YZF R1 - 297 km/h - 95.6 kW(128.2 cv) @ 10000 rpm


7 - Kawasaki Ninja ZX-11/ZZ-R1100 - 283 km/h - 108 kW (147 cv) @ 10,500 rpm
8 - Aprilia RSV 1000R Mille - 281 km/h - 105.24 kW (141.13 cv) @ 10000 rpm
9 - BMW K 1200S - 278 km/h - 120.4 kW (164.94 cv) @ 10250 RPM
10 - Ducati 1098s - 271 km/h - 119.3 kW (160.0 cv) @ 9750 rpm

Fonte: mundomoto

KTM Racing inicia programa da Moto3




Com a categoria 125cc do campeonato Mundial de Motovelocidade indo pelo cano, não é surpresa saber que a KTM iniciou seu programa de desenvolvimento para a categoria Moto3, que será introduzido em 2012.

De acordo com o webste GPone, o trabalho começou algumas semanas atrás e ainda está em estágio inicial de desenvolvimento. Com todas as motocicletas 250cc  quatro tempos de Motocross, Enduro e Supermoto no arsenal da KTM, a companhia Austríaca tem uma certa experiência em produzir potentes motocicletas de baixa cilindrada e pode ser uma favorita na temporada de estréia da categoria.

A Moto3 pode ser um grande retorno da KTM nas corridas da MotoGP, após ver a categoria 250cc dois tempos ser substituída neste ano e ser representada por apenas uma motocicleta na categoria 125cc.

Fonte: moto.com.br

"H&R Erbacher The One" uma moto de 110 mil euros








A "H&R Erbacher The One" é o resultado de customização realizados pela fabricante de suspensões H&R em colaboração com o customizador Urs Erbacher.

A aparência é brutal, mas sua performance é modesta, visto que mantém o motor original Harley-Davidson com 110 CV. A vantagem é que a manutenção é simples.

Embora não tenha sido declarado o peso da moto, foi informado que aproximadamente uns 60 Kg foram diminuídos em função do emprego de materiais como titânio, alumínio, carbono e aço aeronaútico. O que elevou muito o preço, chegando a 110.000 euros, quase R$ 250.000,00 numa conversão direta.

Fonte: sobremotos