O diretor geral do Rally Piocerá, Ehrlich Cordão, e o diretor da prova de motos, o mineiro Boka, que pela segunda vez será o diretor da modalidade, chegaram nesta terça-feira (30) da conferência do percurso. A conferência também teve a participação de Hermano Cabral, diretor técnico da Federação Baiana de Motociclismo, que durante o rally atuará como Abre-trilha das motos.
A prova de motos do Piocerá terá cerca de 1.200 km de muita aventura em quatro dias oficiais de competição. Os dois primeiros, 25 e 26 de janeiro, valerão como etapas de abertura do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, evento oficial da CBM. A expectativa é de recorde de participantes, com mais de 200 inscritos nas sete categorias.
Para Boka esta edição da prova será mais técnica, mais pesada e mais competitiva que a do ano passado. “Eu diria que este ano a prova está uns 60% melhor que a outra, está mais cascuda. Nada impossível de passar, mas muito complicado”, contou.
O primeiro dia terá largada de Teresina, capital do Piauí, no dia 25 de janeiro e chegada na cidade de Barreirinhas, no Maranhão. Barreirinhas abriga o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, incluído na Rota das Emoções, escolhido em 2009 pelo Ministério do Turismo o melhor roteiro turístico do Brasil. Segundo a diretoria técnica da prova de motos, os primeiros 200 quilômetros serão marcados por muitas trilhas, com estradinhas de terra e muita areal. “O primeiro dia é muito técnico, com muitas trilhas e laços. O finalzinho da etapa é pouco mais traqnuilo, com um pouco de areia avisando o que será o segundo dia de prova”, disse Boka.
O 2º dia, 26 de janeiro, de Barreirinhas-MA a Parnaíba-PI, terá 235 Km de percurso. Um dia mais curto, porém não menos interessante, com destaque para a travessia pelos Pequenos Lençóis, uma paisagem deslumbrante, além de travessia por riachos e muita areia, para testar os punhos da trupe. “Para mim particularmente, como mineiro que não sou acostumado com areia, esse sem dúvida será um dos dias mais difíceis pela predominância de estradinhas de areia, areia pesada”, confessou o diretor da prova de motos.
O 3º dia será entre Parnaíba-PI e Ubajara-CE, com 220 Km. O destaque é a subida da serra da Ibiapaba até atingir 600 metros de altitude, com muitas veredinhas, subindo e descendo trilhas até Viçosa. Até Tianguá, a 18 Km de Ubajara, mais trilhas e uma subida radical. “A terceira etapa é de muita trilha, é um pouco mais calmo”, disse Boka.
O 4º dia terá 280 Km, com largada de Ubajara e chegada em Jijoca-CE. A etapa começa em direção a Tianguá-CE, com trilhas e estradinhas no meio de plantações de hortaliças. A prova segue em direção ao sertão, para a descida da Serra da Ibiapaba sobre um vale belíssimo e rios pelo caminh, na famosa descida do Morcego, 64 curvas em apenas 8,5km. “Essa decida é mesmo radical, neném vai chorar e mamãe não vai está por perto”, brincou Boka. A prova termina em Jijoca, mas ainda haverá um deslocamento de 22 Km até Jericoacoara, outro paraíso reservado para a premiação e festa de confraternização. “Um dos pontos altos do Piocerá 2011 com certeza será a chegada à Jeri, um lugar maravilhoso de belíssimas paisagens”, afirmou Boka.
Já estão inscritos competidores dos quatro cantos do país. Garanta logo sua vaga!
PROGRAMAÇÃO DO RALLY PIOCERÁ 2011 – 24 ANOS
1º DIA – 23/01/2011 – TERESINA-PI
Vistorias Técnica e Médica (todos os participantes)
Local: a definir
2º DIA – 24/01/2011 – TERESINA-PI
Vistorias Técnica e Médica – 8h às 13h (todos os participantes)
Briefing – às 13h – Cross Country – Velocidade
Prólogo – às 15h - Cross Country – Velocidade
Briefing – Regularidade (Carro 4x4 – Motos – Bikes)
Largada Promocional - às 20h (todos os participantes)
MOTO - REGULARIDADE
3º DIA – 25/01/2011 - TERESINA-PI A BARREIRINHAS-MA – 400 KM
4º DIA – 26/01/2011 - BARREIRINHAS-MA A PARNAÍBA-PI – 235 KM
5º DIA – 27/01/2011 - PARNAÍBA-PI A UBAJARA-CE – 220 KM
6º DIA – 28/01/2011 - UBAJARA-CE A JERICOACOARA-CE – 280 KM
7º DIA – 29/01/2011 - JERICOACOARA-CE - Festa de Premiação – 22 horas
Fonte: motonline.com.br
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Novo Honda Scoopy SH 300 é de dar água na boca e faria sucesso no Brasil
Por enquanto ela é só para os europeus, já que a Dafra saiu na frente com o Citycom 300 e a Honda brasileira ainda precisa correr atrás do prejuízo. Lançado em 2007, o SH 300 agora foi reetilizado, ganhou banco revestido de couro, alterações no quadro e novos acertos nas suspensões. As características que o fizeram um sucesso de vendas permanecem: o motor 280 cc de 26 cv com injeção eletrônica, rodas de liga leve aro 16”, plataforma plana para os pés e a versão com freios C-ABS, de acionamento combinado na dianteira e traseira. Aguardaremos o SH 300 por aqui, assim que a Honda – assim como nos confidenciou uma fonte – conseguir viabilizar um bom preço com a montagem em Manaus. Se mantidas as relações de preço praticados na Europa, com o Citycom a R$ 12,3 mil, o Honda SH 300 custaria aqui desanimadores R$ 17,2 mil.
Fonte: Mundo Moto/ Duas rodas
Aprilia Tuono V4 2011
A Aprilia apresentou na feira de Milão uma nake espetacular, a Tuono V4, derivada da Superbike RSV4, campeã mundial 2010.
A Tuono V4 possui um novo frontal com dois faróis polielipsoidais e dispõe de uma potência impressionante obtida da reconfiguração do motor da atual campeã do Mundial de Superbikes, a RSV4.
Uma série especial denominada "Tuono V4R" incopora um novo sistema de escape com válvula parcializadora e sistema de acelaração "ride by wire".
Ficha Técnica:
Motor: 4 cilindros em "V" a 65°, 4 tempos, refrigeração por líquido, comando DOHC, 16 válvulas
Potência máxima: 162 CV a 11.000 rpm
Torque máximo: 110 Nm a 9.000 rpm
Alimentação: Injeção multimapa selecionável para: T (Track), S (Sport) e R (Road)
Câmbio: 6 velocidades
Sistema APRC (Aprilia Performance Ride Control) que compreende controle de tração, controle de empinada e controle de largada, todos desligáveiss independentemente
Chassis: dupla viga de alumínio com elementos fundidos e lâminas estampadas. Amortecedor de direção Sachs
Suspensão dianteira: Garfo invertido Sachs
Suspensão traseira: Monoamortecida Sachs totalmente regulável
Freio: Duplo disco de 320 com pinças Brembo de 4 pistões na dianteira e disco de 220mm com pinça Brembo de 2 pistões y
Pneus: 120/70 ZR 17 e 190/55 ZR 17 Comprimento: 2.060 mm
Largura: 800 mm
Altura: 1.100 mm
Altura do assento: 840 mm
Peso (seco): 179 kg
Tanque de combustível: 17 litros (4 de reserva)
A Tuono V4 possui um novo frontal com dois faróis polielipsoidais e dispõe de uma potência impressionante obtida da reconfiguração do motor da atual campeã do Mundial de Superbikes, a RSV4.
Uma série especial denominada "Tuono V4R" incopora um novo sistema de escape com válvula parcializadora e sistema de acelaração "ride by wire".
Ficha Técnica:
Motor: 4 cilindros em "V" a 65°, 4 tempos, refrigeração por líquido, comando DOHC, 16 válvulas
Potência máxima: 162 CV a 11.000 rpm
Torque máximo: 110 Nm a 9.000 rpm
Alimentação: Injeção multimapa selecionável para: T (Track), S (Sport) e R (Road)
Câmbio: 6 velocidades
Sistema APRC (Aprilia Performance Ride Control) que compreende controle de tração, controle de empinada e controle de largada, todos desligáveiss independentemente
Chassis: dupla viga de alumínio com elementos fundidos e lâminas estampadas. Amortecedor de direção Sachs
Suspensão dianteira: Garfo invertido Sachs
Suspensão traseira: Monoamortecida Sachs totalmente regulável
Freio: Duplo disco de 320 com pinças Brembo de 4 pistões na dianteira e disco de 220mm com pinça Brembo de 2 pistões y
Pneus: 120/70 ZR 17 e 190/55 ZR 17 Comprimento: 2.060 mm
Largura: 800 mm
Altura: 1.100 mm
Altura do assento: 840 mm
Peso (seco): 179 kg
Tanque de combustível: 17 litros (4 de reserva)
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