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terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Seguro obrigatório será de R$ 274,06

A partir de 1º de janeiro de 2011, o seguro obrigatório para motocicletas vai ser de R$ 274,06, aumento de mais de 7% se comparado ao valor cobrado dos veículos de duas rodas em 2010 (R$ 254,16). Segundo o Conselho Nacional de Seguros Privados, a revisão do prêmio se deve ao expressivo aumento na sinistralidade, em especial das indenizações pagas em decorrência de ações na Justiça.
Apesar do aumento no valor do seguro obrigatório, as indenizações pagas nos casos de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas em decorrência de acidentes de trânsito permaneceram inalteradas: R$ 13,5 mil (morte); até R$ 13,5 mil (invalidez permanente) e até R$ 2.700 (despesas médicas).
Fonte: Revista Mundo Moto

Emoção e novidades marcam categorias internacionais em 2011


Dos campeonatos tops, primeiro a começar será o Mundial de SBK/SSport; veja também o que esperar da MotoGP e do Mundial de MX

A contagem regressiva para as emoções das duas rodas em 2011 já foi aberta e tem hora certa para acabar. Das categorias tops que a Honda faz parte, a primeira a acelerar será o Mundial de Superbike/Supersport, em 27 de fevereiro, na Austrália, no circuito de Philip Island.

Os testes coletivos preparatórios para o início da temporada vão ocorrer em Portugal, no autódromo de Portimão, entre os dias 26 e 28 de janeiro, com presença da absoluta maioria dos competidores de 2011, já com suas novas motos e pinturas.

No calendário, a grande atração é o retorno do tradicional circuito de Donington Park, na Inglaterra, que sediará a segunda etapa da temporada, em 27 de março. Entre os pilotos, a expectativa na Superbike é de uma acirrada disputa entre Max Biaggi, campeão antecipado, e Carlos Checa, que teve excelente final de ano. O inglês Jonathan Rea, terceiro no Mundial, é a esperança de bons resultados para a Honda. Ele fez testes pela MotoGP no final do ano passado.

Na Supersport, a briga deve ficar de novo entre os pilotos Honda Kenan Sofuoglu, da Turquia, o atual campeão, e o irlandês Eugene Laverty, o vice, que brigou até o fim da extensa temporada.

Saúde, acima de tudo - Na MotoGP, a expectativa é por um ano sem lesões dos últimos postulantes ao título - Jorge Lorenzo, Valentino Rossi e Dani Pedrosa. Deles, apenas Lorenzo, campeão em 2010, conseguiu disputar a temporada toda sem se ausentar por questões médicas ou físicas.

A equipe Repsol Honda terá o reforço na temporada 2011 do australiano Casey Stoner, que corria na Ducati. Ele se juntará aos dois integrantes regulares da equipe em 2010, o espanhol Dani Pedrosa e o italiano Andrea Dovizioso. Para os fãs da motovelocidade, o trio terá um quê de saudosismo, lembrando do que ocorreu na década de 1990, quando a Repsol Honda assombrou o mundo perfilando em seus boxes pilotos do naipe de Michael Doohan, Alex Crivillé e o japonês Shinichi Itoh. Boa parte do currículo do time na MotoGP (90 vitórias e 252 pódios) se deve ao trio.

Outro assunto de interesse é a troca de equipe do italiano Valentino Rossi, que saiu da Yamaha para a Ducati.

Um novo capítulo - Focando esforços na categoria MX1 no Mundial de motocross, a Honda World Motocross Team já definiu sua dupla para 2011. Trata-se do português Rui Gonçalves, ex-KTM, e da esperança russa Evgeny Bobryshev.

Ambos já testaram a CRF450R na Europa e Ásia, e a expectativa é de voltar a brigar pelo título. Em 2010, Bobby, como o russo é chamado, ficou em nono no campeonato. Já Gonçalves está animado com a recém-formada união com a Honda: -A nova moto é ótima, só preciso adaptá-la ao meu estilo-, comentou.

O Brasil verá as feras da categoria top do motocross mundial em 22 de maio, em local ainda a ser anunciado. No ano passado, Campo Grande (MS) recebeu a etapa que contou com a presença dos pilotos da Equipe Oficial Honda que competem no Brasil.

Veja as datas completas das categorias internacionais em 2011:

MOTOGP
20 de março - GP do Qatar, em Losail
3 de abril - GP da Espanha, em Jerez
24 de abril - GP do Japão, em Motegi
1° de maio - GP de Potugal, no Estoril
15 de maio - GP da França, em Le Mans
5 de junho - GP da Catalunha, em Barcelona
12 de junho - GP da Grã-Bretanha, em Silverstone
25 de junho - GP da Holanda, em Assen
3 de julho - GP da Itália, em Mugello
17 de julho - GP da Alemanha, em Sachsenring
24 de julho - GP dos EUA, em Laguna Seca
14 de agosto - GP da República Checa, em Brno
28 de agosto - GP de Indianápolis, em Indianápolis
4 de setembro - GP de San Marino, em Misano
18 de setembro - GP de Aragón, em Motorland
16 de outubro - GP da Austrália, em Philip Island
23 de outubro - GP da Malásia, em Sepang
6 de novembro - GP de Valência, em Valência

SUPERBIKE/SUPERSPORT
27 de fevereiro - GP da Austrália, em Philip Island
27 de março - Gp da Europa, em Donington Park
17 de abril - GP da Holanda, em Assen
8 de maio - GP da Itália, em Monza
30 de maio - GP dos EUA, em Miller Park
12 de junho - GP de San Marino, em Misano
19 de junho - GP da Espanha, em Motorland 10 de julho - GP da República Checa, em Brno
31 de julho - GP da Inglaterra, em Silverstone
4 de setembro - GP da Alemanha, em Nurburgring
25 de setembro - GP da Itália, em Imola
2 de outubro - GP da França, em Magny-Cours
16 de outubro - GP de Portugal, em Portimão

MUNDIAL DE MX
10 de abril - GP da Bulgária, em Sevlievo
25 de abril - GP da Holanda, em Valkenswaard
15 de maio - GP dos EUA, em Glen Helen
22 de maio - GP do Brasil, a definir
5 de junho - GP da França, em Saint Jean d`Angely
12 de junho - GP de Portugal, em Agueda
19 de junh - GP da Catalunha, em Bellpuig
3 de julho - GP da Suécia, em Uddevalla
10 de julho - GP da Alemanha, em Teutschenthal
17 de julho - GP da Letônia, em Kegums
31 de julho - GP de Limburg, em Lommel
7 de agosto - GP da República Checa, em Loket
21 de agosto - GP da Grã-Bretanha, em Matterley Basin, Winchester
4 de setembro - a definir
11 de setembro - GP da Itália, em local a definir
25 de setembro - Motocross das Nações, Saint Jean d`Angely (França) 
Fonte: motonline

Kurt Rudolf ainda em recuperação de acidente

 
O piloto Goiano de Motocross / Supermoto / Velocross, Kurt Rudolf Feichtenberger vem se recuperando de acidente que sofreu na segunda etapa do Brasileiro de Supermoto em 14 de agosto na cidade de Praia Grande-SP, onde era líder do Brasileiro até esta etapa.

Os primeiros prognósticos, ainda em SP eram assustadores e que indicavam possibilidades de perder movimento (horizontal ou vertical) do tornozelo fraturado, recuperação e uso de motocicleta apenas após 12 meses, mas com a cirurgia feita da melhor forma e com a boa recuperação que vem tendo, este tempo deverá ser menor, mas não inferior a oito meses, a metade já cumprida.

Nos três primeiros meses após a cirurgia o piloto teve que usar muletas e não apoiar o pé fraturado no chão, assim como teve que fazer uso de uma bota ortopédica para imobilização, já vem fazendo fisioterapia diária, assim como movimentos em academia, tudo para se recuperar e não perder o totalmente o condicionamento físico que estava bem antes do acidente.

Como perdas esportivas, bem consideráveis, alem das físicas, o piloto liderava o Brasileiro de Supermoto na SM2, liderava com boa margem também o Goiano de Motocross na categoria 230 Pró, ocupava também o terceiro lugar na MX2 e quarto na MX Força Livre, que estavam apenas na terceira etapa das oito do Campeonato Goiano, perdeu também a chance de participar do Supermoto das Nações onde foi convidado no inicio do Brasileiro pela equipe Lawant que representou o Brasil, portanto, vários campeonatos que indicavam que seriam conquistados e o ritmo que terá que ser reconquistado para 2011.

Como resultados positivos obteve os títulos de campeão Goiano de Velocross 2010 na Nacional 230, 250 e Força Livre, vice campeão Goiano na VC1/450 e VC2/250 e quarto colocado no Brasileiro de Supermoto SM2.

Para a temporada de 2011 a intenção e manter os atuais patrocinadores e conquistar mais para viabilização da participação do Brasileiro de Supermoto e Brasileiro de Motocross, do Goiano de Motocross nas MX2, MXFL e 230 Pró e Goiano de Supermoto se não coincidir com o Motocross, alem de preparação para o Nações de Supermoto já que o convite foi reiterado recentemente.

Foi importante a participação dos patrocinadores na equipe, onde Vulcano Energy Drink / Motobel-Honda / Casa da Lavoura / IMS / Skatena Performance / Flavios Calçados / Proesporte / Agel continuam o apoiando mesmo com o involuntário afastamento das pistas, e Kurt Rudolf reconhece e agradece este voto de confiança em seu trabalho. A troca e atualização de equipamento (motos) provavelmente para outra marca, também fazem parte do planejamento para 2011.
Fonte: motonline

Can-Am Spyder RT Limited 2011






A Bombardier Recreational Products (BRP) apresentou o novo Spyder RT Limited Edition 2011.

O modelo 2011 vem equipado com um sistema de GPS Garmim, bauletos semi-rígidos e uma nova cor em tom de branco perolizado.

Também faz parte do aparato de recursos do Can-Am: freios ABS, controle de tração, controle de velocidade de cruzeiro, direção hidraúlica progressiva, suspensão eletronicamente ajustável e sistema de controle de estabilidade.

O motor é o Rotax 991, um "V-Twin" refrigerado por líquido, alimentado por sistema de injeção eletrônica, 8 válvulas com comando DOHC capaz de entregar 100 HP  a 7.500 rpm e um excelente torque de 80 lb-ft a 5.000 rpm. O câmbio é semi-automático de 5 velocidades. A troca de marchas é executado pelo simples apertar de um botão.

Há também a opção de compra de um reboque para ampliar a capacidade de carga do Can-Am Spyder RT Limted. O triciclo não é barato, custando nos EUA 28.099 dólares, o equivalente, numa conversão direta, a quase 47 mil reais.
Fonte: sobremotos

Cyril Drespres vence 2a etapa do Dakar e assume liderança do rally


A segunda etapa do Rally Dakar, realizada entre Córdoba e San Miguel de Tucumán, na Argentina aconteceu nesta segunda, 3 de janeiro, com vitória para o francês Cyril Despres.

Foram 740 quilômetros, 300 de trechos cronometrados, nesta segunda-feira. A próxima etapa, nesta terça-feira, segue para San Salvador de Jujuy e terá 752 km (521 km de especial).

O Rally Dakar 2011 tem no total 9.605 km de percurso, 5.007 deles de especiais, passando ainda pelo Chile. Além das motos, a competição inclui quadriciclos, carros e caminhões, sendo que a chegada será no dia 15 de janeiro em Buenos Aires, Argentina.

Resultados motos - 2ª etapa Rally Dakar 2011

1 - CYRIL DESPRES (FRA) - 03:19:11
2 - MARC COMA (ESP) - 03:21:00
3 - DAVID CASTEU (FRA) - 03:22:57
4 - CHALECO LOPEZ (CHL) - 03:23:17
5 - RUBEN FARIA (PRT) - 03:24:53
6 - OLIVIER PAIN (FRA) - 03:25:55
7 - JONAH STREET (USA) - 03:26:47
8 - PAULO GONCALVES (PRT) - 03:26:50
9 - HELDER RODRIGUES (PRT) - 03:27:07
10 - FRANS VERHOEVEN (NLD) - 03:27:23
11 - JEAN AZEVEDO (BRA) - 03:27:42
12 - ZÉ HÉLIO (BRA) - 03:27:43

Resultados motos - Acumulado Rally Dakar 2011

1 - DESPRES (FRA) - 05:17:42
2 - COMA (ESP) - 05:20:17
3 - FARIA (PRT) - 05:23:55
4 - LOPEZ (CHL) - 05:24:33
5 - GONCALVES (PRT) - 05:27:10
6 - CASTEU (FRA) - 05:27:43
7 - STREET (USA) - 05:27:56
8 - PEDRERO GARCIA (ESP) - 05:28:32
9 - ZÉ HÉLIO (BRA) - 05:29:08
10 - VERHOEVEN (NLD) - 05:29:48

Programação – Rally Dakar 2001

04.01.2011 (Terça-feira) - 3ª Etapa
San Miguel de Tucumán /San Salvador de Jujuy
Deslocamento: 231 km
Especial: 521 km
Total: 752 km

05.01.2011 (Quarta-feira) - 4ª Etapa
San Salvador de Jujuy / Calama
Deslocamento: 554 km
Especial: 207 km
Total: 761 km

06.01.2011 (Quinta-feira) - 5ª Etapa
Calama / Iquique
Deslocamento: 36 km
Especial: 423 km
Total: 459 km

07.01.2011 (Sexta-feira) - 6ª Etapa
Iquique / Arica
Deslocamento: 265 km
Especial, 456 km
Total: 721 km

08.01.2011 (Sábado) - Dia de Descanso
Arica (Chile)

09.01.2011 (Domingo) - 7ª Etapa
Arica / Antofagasta
Deslocamento: 208 km
Especial: 631 km
Total: 839 km

10.01.2011 (Segunda-feira) - 8ª Etapa
Antofagasta / Copiapó
Deslocamento: 268 km
Especial: 508 km
Total: 776 km

11.01.2011 (Terça-feira) - 9ª Etapa
Copiapó / Copiapó
Deslocamento: 35 km
Especial: 235 km
Total: 270 km

12.01.2011 (Quarta-feira) - 10ª Etapa
Copiapó / Chilecito
Deslocamento: 686 km
Especial: 176 km
Total: 862 km

13.01.2011 (Quinta-feira) - 11ª Etapa
Chilecito / San Juan
Deslocamento: 164 km
Especial: 622 km
Total: 786 km

14.01.2011 (Sexta-feira) - 12ª Etapa
San Juan / Córdoba
Deslocamento: 123 km
Especial: 555 km
Total: 678 km

15.01.2011 (Sábado) - 13ª Etapa
Córdoba / Buenos Aires
Deslocamento: 645 km
Especial: 181 km
Total: 826 km

Percurso total
Deslocamento: 4.598 km
Especial: 5.007 km
TOTAL: 9.605 km

Fonte: sobremotos

Biz 125 2011 ganha sistema flex e novo design








O modelo 2011 chega às concessionárias renovado. Chassi e carenagem receberam alterações em cerca de 95% de seus componentes. O escudo frontal de maiores dimensões amplia a proteção do piloto contra a ação do vento e de respingos. A carenagem, com maior área pintada na cor da motocicleta, aumenta a atratividade do modelo e renova sua identidade visual. O escapamento em preto confere sofisticação e harmonia, contando ainda com protetor em aço inox polido, com linhas marcantes e visual moderno.

Na dianteira, o conjunto óptico é composto por novo farol e piscas dianteiros com refletores multifocais. Na traseira, a lanterna e os novos piscas independentes asseguram excelente visualização em meio ao trânsito. Para aumentar a segurança, o farol possui acendimento automático.

O propulsor OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, arrefecido a ar, de 124,9 cm3, está mais suave graças aos novos balancins roletados no cabeçote. A novidade proporciona movimento mais preciso das válvulas, resultando em menos perdas por atrito e menor desgaste das partes internas móveis. Assim, aumenta-se sua eficiência e eleva-se seu grau de durabilidade, o que resulta em pouca necessidade de manutenção e maior confiabilidade.

Completando a série de inovações, a motoneta agora é flex, permitindo a utilização de gasolina, etanol ou a mistura de ambos em qualquer proporção. Assim, amplia a linha bicombustível disponibilizada pela Honda, que já contava com as motocicletas CG 150 Titan, CG 150 Fan e NXR 150 Bros.

Visando auxiliar o consumidor em relação ao funcionamento da tecnologia Mix, o painel traz ainda a luz “ALC”, que acenderá sempre que houver mais de 80% de etanol (álcool) no tanque e piscará em condições de temperatura ambiente abaixo de 15°C.

O motor é alimentado por injeção eletrônica de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection).  A tecnologia Mix permite a utilização de etanol, gasolina, ou a mistura de ambos em qualquer proporção. A potência máxima é de 9,1 cv a 7.500 rpm e torque de 1,01 kgf.m a 3.500 rpm com ambos os combustíveis.

Para ampliar o conforto, o assento em dois níveis está mais  amplo e foi reposicionado, oferecendo mais espaço para as pernas do piloto. Para o garupa, o conforto foi reforçado pelas novas pedaleiras, agora fixadas ao chassi.

O painel de instrumentos possui excelente visualização e apresenta hodômetro, marcador do nível de combustível e escala de utilização das marchas no velocímetro, além de luz de diagnóstico da injeção eletrônica, itens que permitem fácil monitoramento do veículo.

As suspensões dianteira telescópica, com 100 mm de curso, e traseira, com dois amortecedores de 86 mm de curso, foram ajustadas e formam um conjunto estável e resistente mesmo para o uso em condições adversas.

O câmbio é semi-automático e rotativo, dispensando o acionamento manual da embreagem. O sistema simplifica a troca de marchas e permite ao motociclista passar da quarta para o neutro com o veículo parado. Com quatro velocidades constantemente engrenadas (N-1-2-3-4).

A Biz 125 está disponível na versão KS, com partida a pedal, e ES, com partida elétrica. Conta com ignição full transitor (totalmente transitorizada).

A Biz 125 conta com um porta objetos para o transporte de volumes variados. As alças laterais auxiliam na fixação de pequenas cargas sobre parte traseira do assento.  Já a parte interna do escudo frontal apresenta um gancho de utilidades para o transporte de sacolas e bolsas.

Para ampliar a segurança do motociclista, possui Sistema Honda de Proteção, composto por shutter-key (fechadura adicional acionada com chave sextavada e codificação magnética) e comb-lock (trava do guidão associada à chave da ignição).

Mesmo com todas essas inovações, o preço da Biz 125 foi mantido: R$ 5.290,00 para a versão KS e R$ 5.890,00 para a versão ES. Os valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro. O modelo está disponível nas cores rosa metálico, verde metálico, vermelho e preto. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.


Especificações Técnicas
  
Motor
OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar

Cilindrada
124,9 cm3

Potência Máxima
6,7 kW (9,1 cv) a 7.500 rpm

Torque Máximo
9,9 N.m (1,01 kgf.m) a 3.500 rpm

Combustível
Gasolina  / Etanol

Diâmetro x Curso
52,4 x 57,9 mm

Sistema de Alimentação
Injeção Eletrônica PGM-FI

Relação de Compressão
9,3 : 1

Ignição
Eletrônica full transitor

Bateria
12V – 4 Ah (KS)

12V – 5 Ah (ES)

Farol
30/30W

Sistema de Partida
Pedal (KS)

Elétrica (ES)

Tanque de Combustível
5,5 litros

Óleo do Motor
0,9 litro

Transmissão
4 velocidades

Embreagem
Multidisco em banho de óleo

Sistema de Lubrificação
Forçada, por bomba trocoidal

Suspensão Dianteira
Garfo telescópico com 100 mm de curso

Suspensão Traseira
Braço oscilante com 85 mm de curso

Freio Dianteiro / Diâmetro
A tambor/ 130 mm

Freio Traseiro / Diâmetro
A tambor/ 110 mm

Pneu Dianteiro
60/100 – 17M/C 33L

Pneu Traseiro
80/100 – 14M/C 49L

Chassi
Monobloco

Altura do Assento
753 mm

Distância Mínima do Solo
130 mm

Dimensões (C x L x A)
1891 x 726 x 1087 mm

Distância entre Eixos
1261 mm

Peso Seco
101 kg (KS)

103 kg (ES)

Cores
Rosa metálico, verde metálico, vermelho e preto

Fonte: sobremotos