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terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Biz 125 2011 ganha sistema flex e novo design








O modelo 2011 chega às concessionárias renovado. Chassi e carenagem receberam alterações em cerca de 95% de seus componentes. O escudo frontal de maiores dimensões amplia a proteção do piloto contra a ação do vento e de respingos. A carenagem, com maior área pintada na cor da motocicleta, aumenta a atratividade do modelo e renova sua identidade visual. O escapamento em preto confere sofisticação e harmonia, contando ainda com protetor em aço inox polido, com linhas marcantes e visual moderno.

Na dianteira, o conjunto óptico é composto por novo farol e piscas dianteiros com refletores multifocais. Na traseira, a lanterna e os novos piscas independentes asseguram excelente visualização em meio ao trânsito. Para aumentar a segurança, o farol possui acendimento automático.

O propulsor OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, arrefecido a ar, de 124,9 cm3, está mais suave graças aos novos balancins roletados no cabeçote. A novidade proporciona movimento mais preciso das válvulas, resultando em menos perdas por atrito e menor desgaste das partes internas móveis. Assim, aumenta-se sua eficiência e eleva-se seu grau de durabilidade, o que resulta em pouca necessidade de manutenção e maior confiabilidade.

Completando a série de inovações, a motoneta agora é flex, permitindo a utilização de gasolina, etanol ou a mistura de ambos em qualquer proporção. Assim, amplia a linha bicombustível disponibilizada pela Honda, que já contava com as motocicletas CG 150 Titan, CG 150 Fan e NXR 150 Bros.

Visando auxiliar o consumidor em relação ao funcionamento da tecnologia Mix, o painel traz ainda a luz “ALC”, que acenderá sempre que houver mais de 80% de etanol (álcool) no tanque e piscará em condições de temperatura ambiente abaixo de 15°C.

O motor é alimentado por injeção eletrônica de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection).  A tecnologia Mix permite a utilização de etanol, gasolina, ou a mistura de ambos em qualquer proporção. A potência máxima é de 9,1 cv a 7.500 rpm e torque de 1,01 kgf.m a 3.500 rpm com ambos os combustíveis.

Para ampliar o conforto, o assento em dois níveis está mais  amplo e foi reposicionado, oferecendo mais espaço para as pernas do piloto. Para o garupa, o conforto foi reforçado pelas novas pedaleiras, agora fixadas ao chassi.

O painel de instrumentos possui excelente visualização e apresenta hodômetro, marcador do nível de combustível e escala de utilização das marchas no velocímetro, além de luz de diagnóstico da injeção eletrônica, itens que permitem fácil monitoramento do veículo.

As suspensões dianteira telescópica, com 100 mm de curso, e traseira, com dois amortecedores de 86 mm de curso, foram ajustadas e formam um conjunto estável e resistente mesmo para o uso em condições adversas.

O câmbio é semi-automático e rotativo, dispensando o acionamento manual da embreagem. O sistema simplifica a troca de marchas e permite ao motociclista passar da quarta para o neutro com o veículo parado. Com quatro velocidades constantemente engrenadas (N-1-2-3-4).

A Biz 125 está disponível na versão KS, com partida a pedal, e ES, com partida elétrica. Conta com ignição full transitor (totalmente transitorizada).

A Biz 125 conta com um porta objetos para o transporte de volumes variados. As alças laterais auxiliam na fixação de pequenas cargas sobre parte traseira do assento.  Já a parte interna do escudo frontal apresenta um gancho de utilidades para o transporte de sacolas e bolsas.

Para ampliar a segurança do motociclista, possui Sistema Honda de Proteção, composto por shutter-key (fechadura adicional acionada com chave sextavada e codificação magnética) e comb-lock (trava do guidão associada à chave da ignição).

Mesmo com todas essas inovações, o preço da Biz 125 foi mantido: R$ 5.290,00 para a versão KS e R$ 5.890,00 para a versão ES. Os valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro. O modelo está disponível nas cores rosa metálico, verde metálico, vermelho e preto. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.


Especificações Técnicas
  
Motor
OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar

Cilindrada
124,9 cm3

Potência Máxima
6,7 kW (9,1 cv) a 7.500 rpm

Torque Máximo
9,9 N.m (1,01 kgf.m) a 3.500 rpm

Combustível
Gasolina  / Etanol

Diâmetro x Curso
52,4 x 57,9 mm

Sistema de Alimentação
Injeção Eletrônica PGM-FI

Relação de Compressão
9,3 : 1

Ignição
Eletrônica full transitor

Bateria
12V – 4 Ah (KS)

12V – 5 Ah (ES)

Farol
30/30W

Sistema de Partida
Pedal (KS)

Elétrica (ES)

Tanque de Combustível
5,5 litros

Óleo do Motor
0,9 litro

Transmissão
4 velocidades

Embreagem
Multidisco em banho de óleo

Sistema de Lubrificação
Forçada, por bomba trocoidal

Suspensão Dianteira
Garfo telescópico com 100 mm de curso

Suspensão Traseira
Braço oscilante com 85 mm de curso

Freio Dianteiro / Diâmetro
A tambor/ 130 mm

Freio Traseiro / Diâmetro
A tambor/ 110 mm

Pneu Dianteiro
60/100 – 17M/C 33L

Pneu Traseiro
80/100 – 14M/C 49L

Chassi
Monobloco

Altura do Assento
753 mm

Distância Mínima do Solo
130 mm

Dimensões (C x L x A)
1891 x 726 x 1087 mm

Distância entre Eixos
1261 mm

Peso Seco
101 kg (KS)

103 kg (ES)

Cores
Rosa metálico, verde metálico, vermelho e preto

Fonte: sobremotos

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