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quinta-feira, 3 de março de 2011

CET promove cursos de pilotagem segura na modalidade a distância

A Companhia de Engenharia de Tráfego – CET de São Paulo, por meio do Centro de Treinamento e Educação de Trânsito – Cetet desenvolve inúmeros programas de educação para o trânsito que buscam a formação de cidadãos mais conscientes de seus direitos e responsabilidades e de seu importante papel como agentes de transformação para um trânsito mais seguro e harmônico. Desde 2010, além das atividades presenciais, o Cetet lançou gratuitamente cursos na modalidade de Ensino a Distância.
O Modelo pedagógico é baseado na combinação de atividades colaborativas, aprendizagem orientada pelo professor e auto-aprendizagem. A CET confere certificado, que será enviado por email aos alunos aprovados no curso.

CURSO DE PILOTAGEM SEGURA
O Curso de Pilotagem Segura visa desenvolver valores de segurança e cidadania e promover o aprimoramento de técnicas de pilotagem de motocicletas.   

A quem se destina
Condutores de motocicleta , habilitados na categoria A e interessados pelo tema.

Carga horária
O curso terá carga horária de 8h distribuídas ao longo de quatro módulos a serem cursados durante 2 semanas. .

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da CET http://www.cetsp.com.br/ no banner Ensino a Distância (link).

Mais informações poderão ser obtidas neste site ou pelos e-mailsead@cetsp.com.br ou ead3@cetsp.com.br
Fonte: Revista Mundo Moto

Maioria é favorável ao curso de primeiros socorros aos motociclistas




Quem acessou nas últimas duas semanas o site da Revista Mundo Mundo se deparou com a enquete "Você é favorável que todos os motociclistas façam curso de primeiros socorros para pilotarem pelas ruas das cidades brasileiras?"
O resultado foi apurado hoje e 60% das pessoas acham necessário o curso. Por outro lado, 40% acreditam que os métodos atuais são ideais.

Carlos Luiz Macedo é coordenador de trânsito na CET de Praia Grande, litoral do estado de São Paulo. Questionado pelo resultado da enquete, Macedo deu sua opinião. "Hoje em dia, para qualquer pessoa que irá tirar sua habilitação é passado um filme com imagens e maneiras de um pré-atendimento de primeiros socorros. No caso do motociclista é provado estatisticamente que a probabilidade de se envolver em um acidente é muito maior. Com tudo isso fica claro que o curso é importante não apenas para o condutor da moto mas também para uma possível vítima do acidente", comenta.

Macedo diz ainda não se surpreender pelo resultado da enquete. "Hoje em dia as pessoas estão mais antenadas e preocupadas com tudo. Por isso quanto maior a prevenção, menor o risco de ser pego de surpresa. Credito a isso o resultado da enquete", finaliza.

Fiquem ligados nas enquetes da Revista Mundo Moto. Assuntos gerais e ligados as motocicletas sempre estão sendo questionados.
Fonte: Revista Mundo Moto

Yamaha lança Super Ténéré 1200 no Brasil








Visando combater a bem sucedida BMW R 1200 GS, a Yamaha usa “artilharia pesada”, lançando a XTZ 1200 Super Ténéré. Quais serão suas armas para vencer essa batalha?

Um dos maiores ícones no mundo da motocicleta está de volta ao Brasil, a Super Ténéré.
A releitura do grande sucesso da década de 90, está mais poderosa do que nunca, mostrando não só estar disposta a se tornar uma das motos mais desejadas do país, como também frear o crescente sucesso de vendas alcançado pela alemã BMW R 1200 GS.
Na nova maxi trail da Yamaha, a XTZ 1200Z Super Ténéré, o lendário nome deixa claro sua vocação: as viagens por qualquer tipo de terreno, inclusive os mais inóspitos. Para isso, a receita básica do antigo modelo foi mantida, porém usando recursos e soluções técnicas muito mais modernas. Um bom exemplo disso é o motor.
Apesar de, tanto a nova quanto a antiga Super Ténéré serem bicilíndricas, o novo modelo tem uma capacidade cúbica bem maior, são 1.199 cm³ contra 749 cm³.

Ambas são dotadas de duplo comando, no entanto a antiga Super Ténéré 750 utilizada cinco válvulas, enquanto que sua sucessora conta com quatro válvulas por cilindro. O motivo desta redução foi produzir um torque maior a uma rotação mais baixa.
Segunda a Yamaha, sua nova Maxi trail rende o torque e potência máximos de 11,6 kgf.m a  6.000 rpm e 110 cv a 7.250 rpm respectivamente, valores muito próximos de sua maior concorrente, a BMW R 1200 GS, que rende 12 kgf.m a 6.000 rpm de torque 110 cv a 7.750 rpm de potência.
A marca dos três diapasões afirma que graças ao sistema de vira-brequim cross-plane, o mesmo utilizado na M1 de Jorge Lorenzo e na nova R1– onde pistões tem um intervalo de explosão de um para o outro de 270º –, as vibrações são muito baixas e a entrega do torque e potência são mais lineares e instantâneas.
A nova Super Ténéré também tem uma boa dose de tecnologia embarcada. Ela usa o mesmo sistema de fly-by-wire (acelerador eletrônico sem uso de cabo) que as R1, R6 e VMax, além de ser equipada com controle de tração com três diferentes modos de utilização.

O sistema ABS de freio é de última geração busca a segurança sem abrir mão da esportividade. Isso porque o sistema foi projetado levando em consideração o uso na terra, onde o tempo de liberação e pressurização do sistema hidráulico dos freios é muito mais rápido. Como nos modelos da Honda, a nova maxi-trail da Yamaha conta ainda com sistema de freio combinado, onde parte do freio dianteiro pode ser acionado através do pedal de freio traseiro.
Na parte estrutural, a fábrica japonesa da Hamamatsu deixou de lado o baixo peso e alto preço do alumínio, e optou por construir uma quadro todo em aço. O objetivo principal de seu projeto foi unir a alta resistência a impactos a boa dirigibilidade, buscado para isso, jogar o máximo possível do peso para parte de inferior da motocicleta.
Sua apresentação à imprensa foi feita por ninguém menos que o líder de seu projeto, Sr. Massao Kawase, que com grande orgulho anunciou que também será o responsável pelos novos projeto da Yamaha no Brasil.
Entre as várias qualidades ressaltadas, Kawase deu ênfase as suspensões ultra resistentes e amplamente ajustáveis da Super Ténéré, ao sistema de transmissão secundária com eixo cardã — que além de resistente, praticamente não exige manutenção — e também aos seus aros, que dispensam o uso de câmara de ar, possibilitando que, em caso de pneu furado, o pneu demore mais para murchar, possibilitando inclusive, que seu reparo possa ser feito sem que seja preciso retirar a roda.


A marca dos três diapasões garantiu que o novo modelo contará com uma enorme gama de acessórios que vão desde malas laterais em alumínio, ha manoplas aquecidas e protetores de tanque e quadro.
O preço sugerido dessa fera é de R$ 59.800, valor muito próximo ao da versão standard da BMW  R 1200 GS, algo que poderá afetar suas vendas.



Fonte: Revista Mundo Moto / Laner Azevedo