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terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Kawasaki Ninja ZX-14: Potente e confortável



Antes de montar na Kawasaki Ninja ZX-14 até mesmo os motociclistas mais experientes ficam receosos. Afinal, a ficha técnica indica 203 cavalos de potência máxima a 9.500 rpm, 2,17 metros de comprimento e 261 kg de peso. Especificações que impõe respeito. Porém, bastam algumas curvas e retas para perceber que a esportiva mais potente da fábrica japonesa é, até certo ponto, fácil de domar.
Importada, a Kawasaki ZX-14 desembarcou no Brasil em julho passado. Nesta sua última versão, lançada no exterior em 2008, o modelo recebeu melhorias em sua ciclística e mais potência em seu motor de quatro cilindros em linha de 1.352 cm³ de capacidade. Os ajustes no chassi em alumínio e na geometria da motocicleta garantiram estabilidade (mais que necessária) nas retas e maneabilidade para contornar curvas com facilidade, apesar do porte avantajado.
Dois motores
De início, o acelerador da Kawasaki ZX-14 pede cautela. Mas impressionantemente os mais de 200 cavalos do motor começam a “galopar” de forma suave. Sem grandes sustos. Graças ao sistema de injeção eletrônica que comanda os corpos de acelerador Mikuni de 44 mm e também as válvulas de aceleração secundárias. Garantindo dessa forma um funcionamento bastante linear do propulsor de quatro cilindros, 16 válvulas, e comando duplo no cabeçote.
Projetado para ser amigável em baixas rotações e bestial em altos giros, o motor oferece tanto torque (15,7 kgf.m a 7.500 rpm) que parece ser possível arrancar em qualquer marcha. Mas a sua personalidade dócil acaba aos 6.000 giros. A partir daí, a usina de força de 203 cavalos de potência máxima entra em ação e as árvores e a sinalização da pista do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (em Piracicaba, interior de São Paulo) transformam-se em simples borrões.
A personalidade mais esportiva da fábrica japonesa aparece em sua melhor forma nesta ZX-14. O motor cresce de giros e parece não ter fim, demonstrando fôlego até 10.000 rpm, mas infelizmente a pista acabara.
Ciclística
A curta reta da pista não é suficiente para chegar perto do que seria a velocidade máxima da Kawasaki ZX-14. Pois, apesar de marcar 280 km/h, pode-se prever mais de 300 km/h. Entretanto, a pista foi o ambiente ideal para testar as melhorias ciclísticas dessa sport-touring.
A começar pelos freios. Na dianteira, dois discos em forma de pétala com 310 mm de diâmetro e pinças de fixação radial com quatro pistões. Na traseira, um disco simples de 250 mm com pinça de dois pistões. E a Kawasaki do Brasil acertadamente optou por importar apenas a versão com freios ABS, o que ajuda a garantir frenagens mais seguras. Ao final da reta era só apertar os freios com vontade para que a Ninja de 1400cc parasse, sem demonstrar instabilidade.
O quadro perimetral em alumínio também foi redesenhado para oferecer a rigidez necessária a uma moto com tamanha potência. Amarrado a um garfo telescópico invertido (upside-down), na dianteira; e a uma balança traseira monoamortecida, na traseira; resulta em um conjunto bastante equilibrado. Em curvas de alta a ZX-14 é extremamente estável e transmite confiança para girar o acelerador mesmo com a moto inclinada.
Com um ângulo de cáster de 23° e uma distância entre-eixos de 1.460 mm, a Ninja ZX-14 demonstra certa agilidade em curvas fechadas, levando-se em conta seu “corpinho” avantajado.
Confortável
Se por um lado o porte da Kawasaki ZX-14 impressiona, por outro traz alguns benefícios para o piloto. A começar pelo generoso banco e sua ergonomia – melhor que muitas outras superesportivas compactas da atualidade.
No generoso espaço, o motociclista esconde-se facilmente atrás da enorme carenagem. Equipada com quatro faróis, a Ninja também mostra sua vocação para o turismo. Boa proteção aerodinâmica, iluminação e conforto, além de um tanque de 22 litros.
Confortável o piloto tem a sua frente dois mostradores analógicos com a velocidade e giros do motor. Conta ainda com uma pequena tela de cristal líquido com as informações de praxe: hodômetros total e parciais, nível de combustível, relógio e um útil indicador de marcha engatada.
Mercado
Não é preciso pensar muito para saber que a principal concorrente da Kawasaki Ninja ZX-14 é a Suzuki Hayabusa GSX 1300R. Ambas têm motores potentes (197 cv na Hayabusa e 203 cv na ZX-14), porte avantajado e dupla personalidade: apostam em esportividade, mas sem deixar de lado a proposta touring. Cada uma tem suas qualidades, enquanto a Suzuki traz seletor eletrônico do modo de pilotagem para domar seu motor, a Kawa traz freios ABS.


Disponível apenas na versão com freios ABS e na cor preta, a Kawasaki Ninja ZX-14 tem preço sugerido de R$ 61.990,00, sem frete e seguro. Já a Suzuki Hayabusa é vendida em quatro opções de cores e sai por R$ 56.000, também sem frete e seguro.

Ficha técnica:
Motor:  quatro cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC, refrigeração líquida
Diâmetro x Curso: 84,0 X 61,0 mm
Capacidade:  1.352 cm³
Potência Máxima: 203 cv a 9.500 rpm
Torque Máximo: 15,7 kgf.m a 7.500 rpm
Sistema de Alimentação: Injeção Eletrônica
Taxa de Compressão: 12,0 : 1
Partida: Elétrica
Câmbio: 6 velocidades
Embreagem:  Multidisco em banho de óleo
Transmissão final: corrente
Suspensão:
Dianteira Garfo telescópico invertido com 117 mm de curso e totalmente ajustável
Traseira Balança monoamortecida com amortecedor a gás e 122 mm de curso
Freios:
Dianteiro Disco duplo de 310 mm em forma de pétala, pinça dupla de fixação radial com 4 pistões opostos (ABS)
Traseiro Disco simples de 250 mm em forma de pétala, pinça com 2 pistões opostos
Pneus:
Dianteiro 120/70ZR17M/C (58W)
Traseiro 190/50ZR17M/C (73W)
Chassi: Monocoque em alumínio
Altura do Assento:  800 mm
Distância Mínima do Solo: 125 mm
Dimensões (C x L x A): 2.170 mm x 760 mm x 1.170 mm
Distância entre-eixos: 1.460 mm
Tanque de Combustível: 22 litros
Peso em ordem de marcha: 261 kg
Cores:  Preta metálica
Preço:  R$ 61.990,00
Fonte: Infomoto

Encontros Motociclísticos 2011

O ano de 2010 está terminando, mas 2011 já vem cheio de programações para os motociclistas de todo o Brasil. Confira alguns eventos que já estão confirmados para os primeiros meses do ano.


E as programações já começam desde o primeiro minuto de 2011:
31/12/2010: 9º Moto Reveillon
Local: Praia do Leme Copacabana - Rio de Janeiro/RJ

21/01 a 23/01: 8º Encontro de Motociclistas em Caibi/SC
Local: Praça de Caibi
Mais informações: (49) 3648-0701

23/01: Copa Verão de Veloterra 2011 em Serra Negra/SP
Local: Centro de Exposições

30/01: Veloterra Pré-temporada Asfaltozero
Local: Águas Lindas Country Clube - Cosmópolis/SP

05/02 a 07/02: 1º Motopraia de Maricá/RJ
Local: Praia de Ponta Negra - Maricá/RJ
Mais informações: (21)7833-9890

18/02 a 20/02: 3º Cascavel Moto Fest em Cascavel/PR
Local: Autódromo Internacional de Cascavel

07/04 a 10/04: Moto Festival
Local: Centro de Exposições Imigrantes - São Paulo/SP

Fonte: motokando.com.br

Abertura do Circuito Verão de Motocross


O circuito de verão de motocross começa neste dia 11 e 12 de dezembro na pista de Arroio Bonito.


A competição conta com o patrocínio da Total Distribuidora de Moto Peças.

Click na imagem


Fonte: sobremotos.com.br

Yamaha - Pode lançar T-MAX com 3 rodas

O T-Max é um maxi-scooter líder em vendas em seu segmento na Europa e rumores sugerem que a Yamaha vai lançar uma versão de 3 rodas em 2012

Além de receber mais uma roda, o T-Max deverá ganhar também um novo motor, ainda maior, de 750 ou 800 cilindradas.

Fonte: sobremotos.com.br