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quinta-feira, 18 de agosto de 2011

BMW e o elétrico E-Scooter

A BMW sinalizou com a possibilidade de entrar no mercado de motocicletas elétricas com a exibição de seu conceito E-Scooter. Projetado desde o início como uma bicicleta elétrica, o E-Scooter usa o invólucro da bateria como um componente principal do quadro.
Com o sistema de frenagem regenerativa embutido e uma carga completa em uma tomada de energia convencional em menos de três horas, o E-Scooter é capaz de percorrer mais de 100 Km em cada carga a velocidades compatíveis de uma rodovia.
Não desanime com o estranho trabalho de pintura nessa moto conceito – é o padrão de camuflagem da BMW e de muitos outros fabricantes que a usam para esconder a forma corporal fina de seus veículos em fase de pré-produção e testes.
Sob a pele, o E-Scooter parece ser uma reminiscência razoavelmente bem concebida da maxi-scooter elétrica da Vectrix, uma das fabricantes pioneiras de motos elétricas do mundo ocidental. É interessante notar que em certas partes da Ásia, as elétricas são quase tão comuns como as scooters a gasolina, mas trafegam em velocidades mais baixas e têm intervalos mais curtos de recarga do que seria mais atraente para o mercado dos Estados Unidos.
Então, o que mudou desde a Vectrix? Vectrix escolheu um motor de acionamento no cubo da roda, enquanto a BMW utiliza uma unidade de corrente e um motor que está embutido no pacote de baterias.
Presumivelmente, a BMW uytilizará unidades de bateria de lítio como base, em oposição à velha escola da Vectrix de um pacote de baterias de NiMH (Nickel-metal hydride battery – bateria de níquel-hidreto metálico).
Alcance e velocidade máxima coincidirão mais ou menos com a Vectrix: a BMW atingirá 100 Km/h com autonomia de 100 Km com uma carga, isso se você for gentil com o acelerador. Com a recente experiência de testar a Zero Electric Supermoto, nos ensinou a diferença que o estilo de pilotagem pode fazer com os números de uma motocicleta elétrica moderna.
Pilote a uma velocidade de 50 Km/h e parece que a bateria durará para sempre. Acelerar em uma rodovia a 100 Km/h, é bastante assustador ao vermos as barras indicadoras de carga da bateria desaparecer diante de seus olhos.
A frenagem regenerativa ajudará a manter um pouco mais de bateria enquanto você pilota, mas, em geral, como na maioria das motocicletas elétricas, você conecta o E-Scooter na parede para carregá-lo. Uma carga completa a partir do zero levará três horas, mas raramente se percorrerá todo o caminho para poder descarregar a bateria totalmente.
A BMW optou por uma combinação de ar e líquido para o arrefecimento do motor, bateria e partes elétricas e praticamente não há quadro. A caixa de bateria suporta o assento, cabeçote e braço oscilante como parte de seu projeto.
O projeto do E-Scooter parece ter tido algumas subvenções do governo alemão. Alcançando o objetivo, vai ser interessante ver se a BMW acredita com força suficiente no segmento e no próprio veículo para colocá-lo no mercado em sua forma atual.
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Tradução autorizada By Gizmag

Harley-Davidson Dyna Switchback 2012: só nos EUA, por enquanto




A Harley-Davidson ampliou sua família Dyna com um novo modelo, a Switchback 2012. O que mais chama atenção neste novo modelo é que ele tem uma capacidade de carga bem superior ao de suas “irmãs”. Esta Custom Touring tem um pacote de equipamentos dos mais completos dos modelos Dyna, que inclui pára-brisa e maletas rígidas, cuja capacidade é de 13,6 kg. Este conjunto de malas pode ser retirado facilmente e sem necessidade da utilização de qualquer ferramenta, o que aumenta a versatilidade do modelo.
O motor da Switchback é o Twin Cam 103 de 1.690 cc alimentado por um sistema de injeção sequencial (ESPFI), cujo torque é de 126 Nm a 3.500 rpm, oferecendo um bom desempenho em cidade e na estrada. O câmbio tem 6 marchas e escapamento cromado, com silenciador de corte reto. Suas rodas são pretas fabricadas em alumínio fundido de cinco raios. O ABS é de série.
Dyna Switchback 2012, na cor vermelha
Dyna Switchback 2012, na cor vermelha
A Switchback é a mais leve das motos na categoria Custom Touring, com seus 330 kg. É também mais leve do que qualquer Harley-Davidson Road King. Vários itens fazem uso de cromados em seu acabamento. Concebida para ter uma imagem de estradeira, com ou sem as maletas laterais na moto, a Switchback foi criada para evocar uma proporção clássica e aprimorada, com linhas diretas desde o tanque de combustível de 17,8 litros até o pára-choque traseiro de cobertura total. Ela ainda oferece ao piloto alto nível de conforto. O preço sugerido inicial da moto nos EUA será de U$15.999,00.

Fonte: Fotos: http://www.harley-davidson.com/

BMW Brasil finalmente apresenta a nova G 650 GS



A BMW Motorrad Brasil apresenta a nova G 650 GS, já lançada na Europa desde outubro de 2010.

Comercializada por R$29.800,00, a motocicleta se tornou a porta de entrada da marca. O modelo é fabricado em "CKD" desde 2009 pela Dfra Motos em Manaus.  

A nova G 650 GS apresenta motor monocilíndrico refrigerado a líquido com dois eixos suspensos (DOHC), o qual oferece potência de 35 kW (50 hp) a 6.500 rpm e desenvolve um torque máximo de 60 Nm a 5.000 rpm. A caixa de câmbio é de cinco velocidades.

O freio conta com um disco único na frente e atrás e o sistema ABS é de série, podendo ser desativado para condução off-road. O condutor conta com um diferenciado item de conforto de série, o aquecimento de manopla.

O novo modelo já encontra-se disponível na rede de concessionárias oficiais BMW Motorrad, nas versões de cores vermelha e branca, com opção de banco preto ou bicolor preto/cinza.

Veja mais fotos e saiba mais sobre a nova G 650 GS:

Clique na seção "On the Web" ao lado para ver mais fotos e ter mais informações sobre a nova G 650 GS.


Fonte: sobremotos

Ganhe uma Kawasaki Z750 Zero Km no "Concurso Cultural: Meu coração é Motopiloto"



segunda feira, dia 01 de agosto, teve início o concurso cultural “Meu coração é Motopiloto”, uma ação da rede social Motopiloto que vai premiar o ganhador com uma motocicleta Kawasaki Z750 zero km. A campanha destaca a paixão por motos e apresenta a frase a seguir como introdução para o concurso:

“Se você é apaixonado por motos, seu coração acelera com o ronco dos motores, adora pegar a estrada, você tem um coração Motopiloto”

Para participar da promoção o interessado deverá enviar uma frase com até 500 caracteres com base no tema: porque seu coração é Motopiloto. Também seguindo, no Twitter, o Motopiloto, a marca de botas Schio e dando Retweet na frase oficial da campanha, poderá ganhar pares botas da Marca Schio, um dos patrocinadores do site.

Apoio de divulgação Rádio Pop Rock, Rádio Kiss FM, Revista Motociclismo, Revista MotoAdventure e Site Sobremotos.


Sobre o Motopiloto:

O site Motopiloto é uma rede social segmentada para moto clubes e motociclistas, depois de seu lançamento realizado em novembro de 2010, já conta com mais de 150.000 fotos publicadas pelos usuários, que podem criar seu perfil no site, adicionar amigos, seguir moto clubes, postar fotos, ler notícias e utilizar o classificados gratuitamente. Segundo o diretor do site, Wagner Dias, os usuários crescem a cada dia que passa. Para ter uma idéia o site já conta mais de 1200 moto clubes, que podem ter suas páginas individuais, adicionar integrantes e obter seguidores.


Conheça o site clicando na seção "On the Web" ao lado e envie sua frase, crie um perfil na rede e interaja como um bom motociclista.

Fonte: sobremotos

Shineray 250 X2


A Shineray lançou recentemente uma nova opção de motocicleta da categoria Off Road. Trata-se da Shineray 250 X2, que vem equipada com motor de 250 cilindradas, partida elétrica, freio à disco dianteiro e traseiro, suspensão traseira mono choque a gás e suspensão dianteira invertida com múltiplas regulagens. Ainda neste modelo, o motociclista vai encontrar balança traseira em alumínio e refrigeração líquida.

Esses itens aliados a maleabilidade, resistência e potência, fazem dessa 250 uma boa opção na categori Off das 250cc. Suas cores vibrantes contrasta com o barro das pistas e a deixa mais envenenada.
O preço sugerido é de R$11.990,00.

Ficha Técnica

Distancia entre eixos: 1485 mm
Peso seco: 120 Kg
Motor: Tipo Monocilindrico, 4T, OHC
Refrigeração: Água
Alimentação: Carburador
Embreagem: Multidisco banhado a óleo
Câmbio: 6 Marchas
Taxa de Compressão: 11:1
Potência Máxima: 24 cv / 8500
Torque Maximo: 20N.m / 7500
Roda Dianteira: 80/100-21"
Roda Traseira: 110/100-18"
Peso bruto: 120 Kg
Tanque de Combustivel: 6.5
Velocidade Máxima: 110 Km/h


Fonte: moto & motos

Suzuki Shogun AXELO 125



A Suzuki da Malásia lançou recentemente uma nova moto para sua linha : a Suzuki Shogun Axelo. Esta scooter está equipada com motor 4 tempos de 125cc que é feito para ter potência e economia de combustivel. Com este modelo, a suzuki pretende acirrar a briga com Honda e Yamaha no mercado.

A Suzuki Axelo se divide em dois modelos , S e R. A versão “R” apresenta versão embreagem manual, uma vez que proporciona um melhor controle de tração para estilo de condução mais esportiva. Já o modelo “S” vem com embreagem automática para facilitar a condução principalmente na cidade.

Outro destaque da Axelo, é a utilização de disco de freio traseiro, proporcionando mais segurança aos pilotos, pois, são melhores que os freios a tambor em termos de eficiência e manutenção. O modelo “R” estará disponível somente na cor azul, enquanto a versão “S” terá três cores : vermelho, azul e preto.

Ficha Técnica

Motor: 4 tempos, refrigerado a ar, SOHC
Sistema de partida: Partida elétrica e pedal
Suspensão diant: Telescópico, mola helicoidal, amortecida a óleo
Suspensão tras: Braço oscilante, mola helicoidal, amortecida a óleo
Pneus dianteiros: 70/90 – 17 M / C 38p
Pneus traseiros: 80/90 – 17 M / C 44P
Tipo de ignição: Digital (DC-CDI)
Vela de ignição: DENSO: U20FS-U, NGK: C6HSA
Bateria: 12V 10.8KC (3AH) / 10HR
Tanque de combustível: 4.1l
Comprimento total: 1.895 milímetros
Largura total: 715 milímetros
Altura total: 1.075 milímetros
distância entre eixos: 1.220 milímetros
Peso Seco: 108 kg

Fonte: moto & motos