Home

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Projetado capacete mais seguro para remoção em caso de acidente






Um estudante da universidade de Bournemouth (UK), Jack Hooker, 23 anos, projetou um capacete que traz como diferencial a facilidade de remoção da cabeça, característica muito importante principalmente em caso de acidente com o motociclista.

Uma das maiores preocupações com o atendimento de um motociclista na hora de um acidente é em relação à remoção do capacete. A questão é que um capacete adequado deve ficar bem justa à cabeça, a fim de se evitar que ele se desprenda durante um choque ou fique mal vestido e não proporcione boa proteção.

Por conta disto, a tarefa de remover o capacete é extremamente delicada e pode ser muito difícil. Uma remoção inadequada poderá causar lesões na coluna vertebral de grande gravidade, que até nem seriam consequencia da queda propriamente dita.

A remoção de um capacete é quase sempre solicitada pelo motociclista acidentado, mas é importante deixar esta tarefa somente para um socorrista devidamente habilitado, pois a boa vontade em ajudar poderá causar um grande problema como paralisia ou até mesmo a morte.

Com tudo isto em mente, o projeto deste novo capacete prevê a adoção de um simples mecanismo de remoção que não afeta a saúde do motociclista.

A inspiração para o projeto do capacete veio da própria experiência de seu projetista, o qual sofreu dois sérios acidentes de moto quando tinha entre 18 e 19 anos. Para saber como seria uma melhor forma de remover um capacete sem causar traumas, Jack contou com a assessoria do serviço de paramédicos de St. John (UK).

Com os capacetes atuais, uma remoção segura de um capacete requer dois paramedicos e algo em torno de 10 minutos para que o procedimento seja realizado com segurança.

No capacete projetado por Jack há duas "camadas", uma do casco e outra que se amolda à cabeça do motociclistas e elas são independentes entre si e destacáveis por meio de um sistema de aprisionamento de fácil uso baseado em dois clipes.

Ao se liberar os dois clipes, o casco do capacete é liberado para remoção. Mesmo esta operação deve ser feita com cuidado, mas é bem mais simples do que ter que tirar todo o capacete, incluindo seu interior. Inclusive, a manutenção da parte interna do capacete junto à cabeça do motociclista serve como protetor cervical.

O capacete ainda é um projeto e o próximo passo será a confecção de um protótipo. 

Fonte: sobremotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário