Um estudante da universidade de Bournemouth (UK), Jack Hooker, 23 anos, projetou um capacete que traz como diferencial a facilidade de remoção da cabeça, característica muito importante principalmente em caso de acidente com o motociclista.
Uma das maiores preocupações com o atendimento de um motociclista na hora de um acidente é em relação à remoção do capacete. A questão é que um capacete adequado deve ficar bem justa à cabeça, a fim de se evitar que ele se desprenda durante um choque ou fique mal vestido e não proporcione boa proteção.
Por conta disto, a tarefa de remover o capacete é extremamente delicada e pode ser muito difícil. Uma remoção inadequada poderá causar lesões na coluna vertebral de grande gravidade, que até nem seriam consequencia da queda propriamente dita.
A remoção de um capacete é quase sempre solicitada pelo motociclista acidentado, mas é importante deixar esta tarefa somente para um socorrista devidamente habilitado, pois a boa vontade em ajudar poderá causar um grande problema como paralisia ou até mesmo a morte.
Com tudo isto em mente, o projeto deste novo capacete prevê a adoção de um simples mecanismo de remoção que não afeta a saúde do motociclista.
A inspiração para o projeto do capacete veio da própria experiência de seu projetista, o qual sofreu dois sérios acidentes de moto quando tinha entre 18 e 19 anos. Para saber como seria uma melhor forma de remover um capacete sem causar traumas, Jack contou com a assessoria do serviço de paramédicos de St. John (UK).
Com os capacetes atuais, uma remoção segura de um capacete requer dois paramedicos e algo em torno de 10 minutos para que o procedimento seja realizado com segurança.
No capacete projetado por Jack há duas "camadas", uma do casco e outra que se amolda à cabeça do motociclistas e elas são independentes entre si e destacáveis por meio de um sistema de aprisionamento de fácil uso baseado em dois clipes.
Ao se liberar os dois clipes, o casco do capacete é liberado para remoção. Mesmo esta operação deve ser feita com cuidado, mas é bem mais simples do que ter que tirar todo o capacete, incluindo seu interior. Inclusive, a manutenção da parte interna do capacete junto à cabeça do motociclista serve como protetor cervical.
O capacete ainda é um projeto e o próximo passo será a confecção de um protótipo.
Uma das maiores preocupações com o atendimento de um motociclista na hora de um acidente é em relação à remoção do capacete. A questão é que um capacete adequado deve ficar bem justa à cabeça, a fim de se evitar que ele se desprenda durante um choque ou fique mal vestido e não proporcione boa proteção.
Por conta disto, a tarefa de remover o capacete é extremamente delicada e pode ser muito difícil. Uma remoção inadequada poderá causar lesões na coluna vertebral de grande gravidade, que até nem seriam consequencia da queda propriamente dita.
A remoção de um capacete é quase sempre solicitada pelo motociclista acidentado, mas é importante deixar esta tarefa somente para um socorrista devidamente habilitado, pois a boa vontade em ajudar poderá causar um grande problema como paralisia ou até mesmo a morte.
Com tudo isto em mente, o projeto deste novo capacete prevê a adoção de um simples mecanismo de remoção que não afeta a saúde do motociclista.
A inspiração para o projeto do capacete veio da própria experiência de seu projetista, o qual sofreu dois sérios acidentes de moto quando tinha entre 18 e 19 anos. Para saber como seria uma melhor forma de remover um capacete sem causar traumas, Jack contou com a assessoria do serviço de paramédicos de St. John (UK).
Com os capacetes atuais, uma remoção segura de um capacete requer dois paramedicos e algo em torno de 10 minutos para que o procedimento seja realizado com segurança.
No capacete projetado por Jack há duas "camadas", uma do casco e outra que se amolda à cabeça do motociclistas e elas são independentes entre si e destacáveis por meio de um sistema de aprisionamento de fácil uso baseado em dois clipes.
Ao se liberar os dois clipes, o casco do capacete é liberado para remoção. Mesmo esta operação deve ser feita com cuidado, mas é bem mais simples do que ter que tirar todo o capacete, incluindo seu interior. Inclusive, a manutenção da parte interna do capacete junto à cabeça do motociclista serve como protetor cervical.
O capacete ainda é um projeto e o próximo passo será a confecção de um protótipo.
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