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quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Motor “desmodrômico” é coisa de grego





Por que uma Ducati é muito esperta e têm o motor tão elástico? Qual é o seu segredo?

A energia necessária para produzir o trabalho no motor é resultante do potencial térmico da queima da gasolina. Durante o funcionamento do motor, as pressões no interior dos cilindros variam a cada instante, pois o resultado vem do deslocamento alternado dos pistões, nos movimentos de subida e descida sucessivamente, e também, com o sincronismo de abertura e fechamento das válvulas de admissão e escape que, teoricamente, devem assegurar máxima vedação não permitindo fuga ou infiltração de gases. Isso tudo para que não haja alterações nas pressões atuantes do motor, interferindo assim, no rendimento geral tendo como resultado um baixo desempenho.

Os mecanismos que permitem o controle de abertura e fechamento das válvulas no sistema tradicional são o comando de válvulas, molas de retorno da válvula e, em alguns casos, contam com balancins. O conjunto é simples e pouco ruidoso, porém é o grande limitador de potência no motor, pois pode apresentar como inconveniente a flutuação de válvulas nas altas rotações.

Conhecendo a deficiência do conjunto tradicional, a fim de solucionar o problema, o fabricante adotou um sistema exclusivo conhecido como “desmodrômico”. O termo tem origem no grego e quer dizer desmos (controlado) e dromos (curso). A característica principal é a confiabilidade. O mecanismo elimina todas as perdas apresentadas no sistema convencional, e é equipado com um ou mais eixos de comando e balancins especiais para impulsionar as válvulas, tanto para a abertura como para o seu fechamento, eliminando toda possibilidade de flutuação dada pela inércia do conjunto anterior mola e válvula.

Dessa forma é possível garantir um perfeito controle do curso da válvula. Proporcionado excelente vedação e eliminando todas as perdas, conferindo ao motor um ótimo desempenho acompanhado de um ruído elegante proveniente da sinfonia dos mecanismos que compõe o motor desmodrômico.

Fonte: motoecia

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