Home

sábado, 11 de dezembro de 2010

Honda se separa da maior fabricante indiana de motos

A Honda está vendendo suas ações da maior fabricante de motos da Índia, a Hero Honda.

A Índia é o segundo maior mercado mundial de motos, com mais de 10 milhões de undiades vendidas nos últimos 12 meses, perdendo apenas para a China em volume de unidades comercialziadas.

Neste país a Honda mantinha duas formas de atuação: por sua subsidiária própria, a "Honda Motorcycle and Scooter India (HMSI)" e por meio de uma "joint venture" com o Grupo Hero, onde detém 26% de participação desde 1984.

A Hero Honda é a fabricante líder no mercado indiano, com 59% do mercado em suas mãos. Para se ter uma ideia da força de vendas que a Hero Honda tem na Índia, apenas no último trimestre a marca vendeu 1,29 milhões de motos.

O valor de venda das ações da Honda no Grupo Hero está avaliado em 1,2 bilhão de dólares e a ideia da fabricante japonesa é aplicar estes recursos em sua própria subsidiária, a HMSI. Além disto, o Grupo Hero deverá aumentar o percentual pago a título de "royalties" pela transferência de tecnologia que recebe da Honda. Atualmente, O Grupo Hero paga 2,5% do montante de suas vendas anuais para a Honda.

A HMSI foi fundada na Índia em 1999 e detém 14% do mercado. A partir de março de 2011, uma nova fábrica será inaugurada com a capacidade de produzir 600 mil unidades por ano. A atual unidade da HMSI produz 1,55 milhão de unidades por ano.

Fonte: sobremotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário