Home

domingo, 5 de dezembro de 2010

Bomba de combustível - O coração da injeção eletrônica

 
 


O que pulsa dentro do tanque da grande maioria
das motocicletas equipadas com injeção eletrônica
é a bomba de combustível.


Fazendo uma analogia com o funcionamento do
nosso coração, a bomba é o “órgão” responsável
por enviar combustível pressurizado até o motor.
Ela é alimentada pela eletricidade proveniente da
bateria da motocicleta, uma tensão ligeiramente
superior aos 12V.


Algo curioso, é que sendo elétrica e mergulhada no
combustível a bomba não corre risco de incendiar,
pois para cada motocicleta é estabelecido um valor
de pressão. O combustível por si só não é capaz
de se misturar com o ar para que seja formada
a mistura, portanto a pressão de trabalho tem função
de facilitar a atomização do combustível através do
bico injetor. O coração do sistema de injeção é um
atuador que pode ser acionado por meio de um relé
ou até pela própria (Unidade de Controle Eletrônico)


O sistema onde a bomba é imersa no combustível é
conhecido como sistema “In Tank”.
A pressão é regulada
 por meio de uma válvula de controle,quando
a pressão
 tende a exceder o valor máximo
estabelecido a válvula
 estabiliza a pressão permitindo o retorno do
combustível ao reservatório. Existem motocicletas
onde a válvula está localizada na própria bomba,
e também, há casos onde ela fica fora do tanque,
instalada na linha de combustível próximo
ao corpo de aceleração. O retorno do combustível
excedente se dá através de uma tubulação extra.


Ao ligarmos a chave de ignição da motocicleta,
sem necessariamente dar a partida,
ouvimos um ruído proveniente da bomba.
O som é provocado pelo movimento do
rotor interno do motor elétrico que a compõe.
O funcionamento breve tem a finalidade
de gerar uma pressão inicial para facilitar a partida.
Durante o funcionamento do motor um
grande volume de combustível pode ser
bombeado através das tubulações para
atender todas as solicitações impostas ao motor.


Infelizmente a bomba de combustível tem
a sua vida útil comprometida pela qualidade
do combustível.


O correto funcionamento da bomba de
combustível confere ao motor uma redução
nas emissões de poluentes, melhor funcionamento,
 menor consumo de combustível e
também maior potência.

Fonte: motoecia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário