O que pulsa dentro do tanque da grande maioria das motocicletas equipadas com injeção eletrônica é a bomba de combustível. Fazendo uma analogia com o funcionamento do nosso coração, a bomba é o “órgão” responsável por enviar combustível pressurizado até o motor. Ela é alimentada pela eletricidade proveniente da bateria da motocicleta, uma tensão ligeiramente superior aos 12V. Algo curioso, é que sendo elétrica e mergulhada no combustível a bomba não corre risco de incendiar, pois para cada motocicleta é estabelecido um valor de pressão. O combustível por si só não é capaz de se misturar com o ar para que seja formada a mistura, portanto a pressão de trabalho tem função de facilitar a atomização do combustível através do bico injetor. O coração do sistema de injeção é um atuador que pode ser acionado por meio de um relé ou até pela própria (Unidade de Controle Eletrônico) O sistema onde a bomba é imersa no combustível é conhecido como sistema “In Tank”. A pressão é regulada por meio de uma válvula de controle,quando a pressão tende a exceder o valor máximo estabelecido a válvula estabiliza a pressão permitindo o retorno do combustível ao reservatório. Existem motocicletas onde a válvula está localizada na própria bomba, e também, há casos onde ela fica fora do tanque, instalada na linha de combustível próximo ao corpo de aceleração. O retorno do combustível excedente se dá através de uma tubulação extra. Ao ligarmos a chave de ignição da motocicleta, sem necessariamente dar a partida, ouvimos um ruído proveniente da bomba. O som é provocado pelo movimento do rotor interno do motor elétrico que a compõe. O funcionamento breve tem a finalidade de gerar uma pressão inicial para facilitar a partida. Durante o funcionamento do motor um grande volume de combustível pode ser bombeado através das tubulações para atender todas as solicitações impostas ao motor. Infelizmente a bomba de combustível tem a sua vida útil comprometida pela qualidade do combustível. O correto funcionamento da bomba de combustível confere ao motor uma redução nas emissões de poluentes, melhor funcionamento, menor consumo de combustível e também maior potência. |
Fonte: motoecia.com.br
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