Home

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Passar pelo meio dos carros só é proibido quando os veículos estão parados




Não é difícil ver os fura-filas fazendo manobras arriscadas entre os veículos nas vias de pistas duplas. Muitos pilotos se aproveitam do tamanho das motos e acabam utilizando o espaço entre os carros para circular.

De acordo com Carlos Ademir Cordeiros, agente de trânsito da ASTC (Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma), as motocicletas podem fazer este percurso quando os veículos estiverem em movimento.

Caso contrário essas manobras são expressamente proibidas. “Caso eles cometam este ato quando os carros estão na sinaleira, por exemplo, já é considerado infração grave. Sujeito a sete pontos e multa de R$ 127”, informa.

Dilson Schmoller, sargento da Polícia Rodoviária Estadual, comenta que as motos são consideradas veículos mais rápidos de deslocamento, e foram feitas para facilitar a circulação no trânsito.

“Mas o código realmente proíbe os motociclistas de realizarem alguns malabarismos que muitos fazem. Está previsto no código que os veículos devem manter uma certa distância nas laterais e na traseira. Se for pegar por isso, acaba que passar entre outros veículos é quase que proibido, mas por lei ainda não é expressamente proibido, apenas quando os veículos estão parados”, informa.

Segundo Schmoller, em vias expressas, como nas grandes metrópoles, é quase regra passar entre os carros e ir furando as filas. “A moto por si só pega uma velocidade considerável rapidamente e os ‘desvios’ são feitos para facilitar o trânsito dos motociclistas”, destaca.

De acordo com o agente da ASTC, em Criciúma não há muitas notificações nesse sentido e nem registro de acidentes causados pelos fura-filas. “Mas já tiveram acidentes em que o pedestre estava passando e a moto, circulando pelo meio, atropelou a pessoa. É muito perigoso”, destaca.
Fonte: Sobremotos

2 comentários:

  1. Hmmm... "uma certa distância nas laterais". A lei deveria definir qual é esta distância, pois aqui em São Paulo pintaram faixas onde mal cabe um carro, e já ví ônibus ralando em laterais de tão estreitas que são. Claro, mesmo assim as motos vão passando no meio. Já tentaram proibir isto aqui e aporrinhar, bastou 1 dia de manifestação (com pouquíssima adesão) por parte dos motoqueiros em ficar no espaço de um carro na faixa, que o trânsito virou um caos e a coisa caiu no esquecimento no dia seguinte. Se fizessem faixas exclusivas para motos, decentes por favor, nas principais vias, isto estaria resolvido, mas pelo jeito vai precisar o trânsito ficar igual na Índia para começarem a pensar nisso...

    ResponderExcluir
  2. qual é a lei e o artigo? tirando dados co chapéu, até eu...

    ResponderExcluir