Home

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Etanol atinge 2,22 bilhões de litros vendidos



Vendas de etanol em dezembro atingem 2,22 bilhões de litros

Segundo a Unica, 108,33 milhões de litros destinaram-se à exportação.

Etanol disponível para o abastecimento do mercado brasileiro deverá crescer.

As vendas de etanol pelas unidades produtoras da região Centro-Sul totalizaram 2,22 bilhões de litros em dezembro, alta de 2,64% ao comparar com o mês anterior. De acordo com dados da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), desse volume, 108,33 milhões de litros destinaram-se à exportação e 2,11 bilhões de litros ao mercado interno.

Em relação às vendas internas, o volume de etanol hidratado somou 1,50 bilhão de litros, crescimento de 2,44% em relação a dezembro de 2009. No caso do etanol anidro, este aumento chegou a 16,07%, com 524,39 milhões de litros vendidos naquele mês.

Reunião com o governo
Em reunião na última quarta-feira (12) com integrantes do governo (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério de Minas e Energia, Ministério da Fazenda e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), decidiu-se que haverá um monitoramento contínuo do mercado de etanol durante a entressafra, com reuniões periódicas entre governo e os agentes de mercado.

"Diante dos números apresentados ficou comprovado que o atual cenário produtivo fornece total tranquilidade para o abastecimento do mercado doméstico. As unidades do Centro-Sul deverão produzir cerca de dois bilhões de litros a mais de etanol esse ano safra e, até o momento, deixaram de exportar mais de um bilhão de litros no comparativo com a safra passada," afirmou o diretor da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues. Segundo o diretor, o etanol disponível para o abastecimento do mercado doméstico deverá crescer praticamente em três bilhões de litros.

Vantagem
Ainda de acordo com o executivo, o governo se comprometeu em aprimorar continuamente o programa de warrantagem, de forma a viabilizar a tomada de crédito e reduzir a volatilidade de preços do etanol entre os períodos de safra e de entressafra.

"Sem a warrantagem, o ônus da estocagem recai essencialmente sobre as unidades produtoras. O programa de financiamento dos estoques figura como um mecanismo essencial para proporcionar um fluxo regular de comercialização de etanol ao longo do ano, evitando uma volatilidade excessiva de preços," disse Pádua.



Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário