Home

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A invasão das motocicletas em Minas Gerais

Minas Gerais é o segundo estado que mais vendeu motos em 2010. E Nova Serrana é a segunda cidade da região que mais vende motos; perde apenas para Pará de Minas. Enquanto as concessionárias comemoram, uma preocupação cresce; o aumento dos acidentes envolvendo motocicletas.
"A facilidade de se comprar uma moto hoje é muito grande", diz Tiago Souza, sócio diretor da concessionária Honda Moto Star de Nova Serrana. "Hoje se o cara tiver carteira assinada e não estiver com o nome sujo, ele sai com a moto sem dar entrada".
O aumento nas vendas de motos em Nova Serrana cresceu 15% em relação ao ano de 2009. E a campeã de vendas é a CG Titan 150, responsável por mais de 70% das vendas. "A cada sete pessoas em Nova Serrana, uma possui moto, a cada 10 motos em circulação, sete são do modelo CG titan 150 e 92% das motos emplacadas na cidade são da marca Honda", afirma Tiago.
O crescimento das vendas tem um motivo bem claro, agilidade e economia. Leandro Caetano, 23 anos, diz que ter uma moto é sinônimo de facilidade e economia. "A facilidade que se tem de transitar de ir mais rápido nos lugares, de estacionamento e principalmente a economia com combustível e com manutenção são umas das vantagens de se ter uma moto", afirma Leandro.
Por outro lado, o aumento nas vendas de motocicletas coincidi com o aumento dos acidentes envolvendo esse tipo de veículo. Só até o mês de setembro, de acordo com informações do corpo de bombeiros, foram registrados 224 acidentes envolvendo motocicletas em Nova Serrana. Números que preocupam as autoridades.
Na Semana Nacional do Trânsito, a Polícia Militar buscou conscientizar os motoristas no sentido de mudança de hábito, de cultura, aliando direção defensiva e prudência. Para major Ulisses, comandante da 100º Cia Especial de Polícia de Nova Serrana, a cidade tem uma cultura de desrespeito no trânsito.
Ele ressaltou na ocasião, que as atividades desenvolvidas na cidade tinham o objetivo de mudar a mentalidade dos motoristas e motociclistas, muito mais que aumentar as penalidades.
Fonte: Revista Mundo Moto

Um comentário:

  1. Em Nova Serrana, infelizmente, motos não respeitam as normas de transito e por isso ocorrem tantos acidentes.

    ResponderExcluir