Home

sábado, 20 de novembro de 2010

Quem usa óculos de grau tem que andar com a viseira do capacete abaixada?

Quem usa óculos de grau tem que andar com a viseira do capacete abaixada?


Sim, é necessário andar sempre com a viseira do capacete abaixada, mesmo para que não tem necessidade de uso de óculos de grau. Usar ou não usar óculos não exclui a obrigatoriedade do uso da viseira abaixada.

Quando se tratar de capacetes abertos, tais como os de motocross, por exemplo, é obrigatório o uso de óculos de proteção apropriados.

Sob hipótese nenhuma é permitida a exposição direta do rosto, quando na condução de uma motocicleta. Isto se aplica tanto ao condutor, quanto ao garupa.

A norma que determina esta prática está contida no artigo terceiro da Resolução 203 de 29/09/2006 do CONTRAN, que resolve:


"Art. 3o: O condutor e o passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado, para circular na via pública, deverão utilizar capacete com viseira, ou na ausência desta, óculos de proteção.

Parágrafo Primeiro: Entende-se óculos de proteção, aquele que permite ao usuário a utilização simultânea de óculos corretivos ou de sol.

Parágrafo Segundo: Fica Proibido o uso de óculos de sol, óculos corretivos ou de segurança do trabalho (EPI) de forma singular, em substituição aos óculos de proteção de que trata este artigo.

Parágrafo Terceiro: Quando o veículo estiver em circulação, a viseira ou óculos de proteção deverão estar posicionados de forma a dar proteção total aos olhos."


Fonte: sobremotos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário