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terça-feira, 16 de novembro de 2010

BMW no mercado de scooter

Enquanto a indústria européia de motocicletas está em crise devido à dramática queda nas vendas, a BMW caminha em direção oposta, graças à sua nova perspectiva de mobilidade. Após anos de concentração na produção de motocicletas, move-se, agora, para o campo dos scooters.
Tendo apresentado uma versão elétrica de seu scooter C1, além de diversos conceitos dos scooters MINI nas últimas semanas, a BMW Motorrad revelou ontem o conceito maxi scooter. Dois scooters Premium serão derivados do veículo conceito e, em um futuro próximo, há também uma versão elétrica a ser desenvolvida.
O estudo do Conceito C (C representa Commuter), é mais uma vez de embarcar em um novo caminho, demonstrando mais uma opção fascinante de mobilidade para o futuro. Particularmente, e tendo em vista o desenvolvimento do  tráfego urbano, representa a perspectiva de inovação, um scooter esportivo grande para um segmento diferenciado.
Por muitos anos, os pilotos do segmento scooter foram desprezados pelos motociclistas, e foi só quando a Suzuki começou a mania de maxi-scooters com um motor de 400cc há pouco mais de uma década atrás, é que essa forma de veículo passou a ser mais respeitada.
A posição de pilotagem com os pés avançados em um scooter, oferece uma combinação de relaxamento do estilo “chopper”, mas com proteção adicional contra as intempéries, e um pouco maior em caso de acidentes.
Com muito espaço de armazenamento, instrumentação completa, além de suspensão excelente e rolamento silencioso, torna-se uma alternativa conveniente e prática à motocicleta, especialmente por estender uma dupla finalidade: uso urbano e viagens.
Foi, no entanto, o desempenho das maxi-scooters, que lhes valeu o respeito nos semáforos e seu legítimo lugar no motociclismo. Yamaha seguiu a Suzuki Burgaman 400 de 1999, com sua T-Max de 500cc e 40Hp em 2000, e a Honda com o Silver Wing 600 Twin de 50Hp e em seguida, em 2002, a Suzuki novamente superou ainda mais com a Burgman 650.
Em tempos mais recentes, a forma do scooter ganhou ainda mais poder com a Gilera GP 800, com um motor de 850cc, 75Hp, V-Twin e velocidade máxima de mais de 190Km/h.
A BMW Motorrad parece pronta para ir ao topo da escala de desempenho na área de maxi-scooters, notoficando sua intenção de combinação desses scooters com a maneabilidade da motocicleta, em dívida com a agilidade e conforto especial desses veículos.
Durante a comunicação oficial da BMW Motorrad à imprensa a respeito do C Concept, há uma abundância de indícios de que o Maxi-scooter vair ser muito divertido de pilotar. Não há mais do que apenas uma tentativa de apresentar um scooter grande para as mais elevadas exigências. Em vez disso, os designers e engenheiros da BMW Motorrad, focaram, sobretudo, na componente emotiva, além da função técnica e de qualidade. É a emoção do primeiro momento.
Nenhum detalhe foi divulgado sobre o tamanho do motor ou sua classificação de potência, além de que ele é um novo motor de dois cilindros em linha e que vai fornecer potência para a roda traseira através de uma transmissão continuamente variável (CVT). 
A BMW sugere que a potência, torque e desempenho estará no topo do segmento, dado que a área é atualmente ocupada pela Suzuki 650, Honda 600 e Gilera 850. Parece razoável esperar que a moto terá uma capacidade de mais de 500cc e talvez, até, 750cc,  com consequente desempenho esportivo.
A transmissão parece mais com a de uma máquina Supersport que com o de uma scooter normal. Por exemplo, o C Concept possui um mecanismo monolever altamente complexo, conectado à estrutura da suspensão com um eixo, visível do exterior, na retaguarda, enquanto o controle da roda dianteira é feito por duplo garfo invertido.
O freio dianteiro é composto de disco duplo com duas pinças radiais com pistão triplo e o traseiro com disco simples e pinça de pistão triplo, não deixando qualquer dúvida na capacidade de frenagem e esportividade do C Concept.
Como em todas as motocicletas BMW, a tecnologia se faz presente  e não é diferente no C Concept. O farol possui lâmpada de LED e os espelhos retrovisores foram substituídos por duas câmeras de vídeo na traseira.
Essas câmeras de vídeo alimentam dois monitores de LCD no painel, enquanto outro monitor, também de LCD e disposto no centro, exibe o caminho habitual, giro do motor e outros dados relevantes.
Não há, ainda, prazos estipulados para a fabricação dos maxi-scooters na unidade da BMW Motorrad em Berlim.
O preço ainda não foi mencionado – embora seja claramente sugerido no topo do mercado de scooter – espera-se um preço bem acima de qualquer scooter visto ainda em show-rooms.

fonte: motonauta.com.br

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